Português English Espanõl




 
Login:
Senha:

Presidente | Missão | Visão | Brasil | Mundo | Exportação | Produção | Revestir | Fórum | Conselho | Equipe

FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CONQUISTA PÚBLICO DE 45 MIL VISITANTES

Expo Revestir apresentou novas tendências, produtos sustentáveis, novas tecnologias e designs inovadores

Em março deste ano, foi realizada a mais recente edição da EXPO REVESTIR, maior feira de revestimentos da América Latina e quarta maior do setor no mundo.

A presença de visitantes nacionais e estrangeiros à feira e aos eventos paralelos – FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO e KITCHEN&BATH – surpreendeu a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos), promotora do evento.

Segundo Antonio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER, o público, de mais de 45 mil profissionais do setor, foi mais uma vez o ponto alto da feira “O sucesso da feira é o nosso público, que sem dúvida nenhuma é um dos mais qualificados do país. Portanto, trabalharemos cada vez mais para cativar esse visitante que sempre prestigia os nossos últimos lançamentos”, explica Kieling.

A EXPO REVESTIR 2010 contou com 176 empresas expositoras nacionais e representantes de países como Itália, Espanha, Alemanha, Chile, Egito, Paquistão e Estados Unidos.

LANÇAMENTOS DA EXPO REVESTIR 2010

Para Lauro Andrade Filho, diretor da EXPO REVESTIR e do FORUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, a feira é a plataforma usada pelas empresas do setor de revestimentos para os lançamentos mais importantes do ano. “Por ser considerada a Fashion Week da Arquitetura e Construção, a EXPO REVESTIR atrai a atenção de todos os profissionais e empresários da área para as últimas novidades em design e tecnologia, cores, texturas e formatos. Os milhares de produtos dos expositores presentes definirão as grandes tendências do setor no ano”, conclui.

PROJETO COMPRADOR E IMAGEM

Profissionais de 60 países visitaram a EXPO REVESTIR 2009. Setenta dos mais influentes empresários do setor vieram do exterior pelo Projeto Comprador e tiveram parte de suas despesas subsidiadas pela ANFACER e pela APEX. O programa tem o objetivo de gerar negócios e promover os produtos brasileiros no exterior, consolidando a cerâmica brasileira no mercado mundial.

Também estiveram no país a convite da ANFACER e da APEX jornalistas de 10 países, que cobrem o setor de revestimentos. Eles integraram o Projeto Imagem e descobriram o potencial do Brasil nos negócios globais.

Os compradores selecionados pelas entidades realizaram grandes negócios, que contribuíram diretamente para a movimentação de US$ 150 milhões em negócios projetada pela organização da feira.

FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

O 8º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, evento que recebeu renomados especialistas do Brasil e do exterior para palestras sobre arquitetura, design, mercado da construção civil e técnicas para a produção de revestimentos cerâmicos, também superou expectativas.

Segundo Kieling, o Fórum cumpriu o seu papel. “Como se trata de um evento de conteúdo, não poupamos esforços para trazer os melhores profissionais do setor para as palestras. O sucesso de público comprova a qualidade das nossas escolhas”, concluiu Kieling.

DIA DO DESIGNER

Sustentabilidade foi o tema principal do Dia do Designer, que contou com palestras de Massimo Iosa Ghini, designer italiano, e do arquiteto americano George Elvin. Iosa Ghini discursou sobre a importância da aplicação de técnicas sustentáveis tanto na criação de objetos de design, como em grandes projetos arquitetônicos. O designer vê a arquitetura como uma forma de design e vice-versa, o que lhe dá criatividade para aplicar um dos aspectos mais importantes para ele em seu trabalho: aliar a linguagem da qualidade à sustentabilidade, com beleza.

Já George Elvin falou sobre o conceito da nanotecnologia aplicada por ele em seus projetos, onde a formulação molecular dos materiais é modificada, resultando em produtos mais resistentes e tornando as construções mais seguras, limpas, fortes e sustentáveis, pois se utiliza menos material para obter o mesmo resultado na obra.

DIA DO REVENDEDOR

O Dia do Revendedor, que integra a programação do 8º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção contou com a apresentação de uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, em fevereiro deste ano, com o objetivo de identificar o comportamento do consumidor em relação à compra de materiais de construção no Brasil. A pesquisa foi realizada com 311 homens e mulheres acima de 18 anos em estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, que têm acesso à internet e que costumam visitar lojas de materiais de construção.

Após a revelação em primeira mão dos resultados da pesquisa, Beth Bridi, Diretora de Redação da Revista Anamaco, da Editora Grau 10, intermediou o debate entre o diretor da Ferragens Colar, Ricardo Amorim e Maurício Grandeza, da C&C, duas empresas pioneiras em vendas pela internet.

O último painel do evento reuniu Jorge Gonçalves, da C&C, Ricardo Amorim, da Ferragens Colar, Beth Bridi e Claudio Conz, da Anamaco, Jorge Letra, da Dicico e Ney Galvão, da Telha Norte.

DIA DO CONSTRUTOR

O Dia do Construtor foi marcado pela discussão sobre os desafios e oportunidades para as construtoras nos próximos anos, quando o Brasil sediará dois grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O Fórum foi aberto por Lígia Amorim, Diretora Geral da NürenbergMesse, pelo Diretor de Redação da Editora Pini, Eric Cozza, e por Sérgio Watanabe, Presidente do Sinduscon-SP que falaram sobre o mercado brasileiro de construção civil, investimentos e oportunidades .

Em seguida, o consultor da Inteligência Estratégica, Jorge Hori, apresentou informações sobre o estágio atual do Brasil nos preparativos para a Copa do Mundo de futebol, em 2014. Hori falou sobre os atrasos nos pedidos de licitações para novas construções e reformas, além da necessidade de investimento em reurbanização das cidades sedes dos jogos. Acessibilidade aérea e terrestre, hospedagem e a organização das cidades, segundo ele, são as grandes oportunidades para o setor de construção civil. “Temos que aproveitar essas oportunidades para dar um salto de qualidade e deixar um legado ao país. Este é um ponto de reflexão na trajetória do desenvolvimento da nossa economia”, concluiu.

A segunda palestra foi ministrada por Bernd Rieger, da RIEGER ENGENHARIA, parceiro do escritório de arquitetura inglês Foster + Partners, do renomado arquiteto “Sir” Normam Foster. Na apresentação “Renovações Urbanas: Requalificação de Áreas Degradadas – Diagonal Sul, em São Paulo e Porto Maravilha, Rio de Janeiro”, Rieger falou sobre os projetos de revitalização da zona portuária e ferroviária executados nestas cidades.

TECNARGILLA BRASIL

A manhã do último dia de palestras foi dedicada ao quarto Fórum Tecnargilla Brasil. O evento foi aberto pelo presidente da feira, Antônio Carlos Kieling, e contou com a presença de Paola Giacomini, diretora da ACIMAC (Associação dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Cerâmica), e Giovani Sacchi, diretor geral do ICE no Brasil (Instituto Italiano para o Comércio Exterior). “O Fórum Tecnargilla é de extrema importância para a discussão da essência da indústria de argila no cenário mundial”, ressaltou Kieling.

Paola Giacomini agradeceu o apoio da REVESTIR ao espaço Tecnargilla e pela parceria com o Brasil para promover o evento de mesmo nome, a Feira Internacional de Tecnologias para a Indústria Cerâmica, que acontece anualmente em Rimini, Itália. “Acreditamos muito no Brasil e no intercâmbio entre os dois países, que vem crescendo bastante desde 2004”, complementou o diretor do ICE Brasil.

Para dar início ao Fórum Internacional, o curador Anselmo Boschi apresentou os palestrantes da manhã, o espanhol Gustavo Mallol, do Instituto de Tecnologia Cerâmica, o italiano Guido Nassetti, do Centro Cerâmico Bologna, Michele Dondi, do Instituto de Ciências e Tecnologia dos Materiais Cerâmicos, e o espanhol Daniel Vivona, da Neos Additives.

Mallol falou sobre a importância do desenvolvimento de recursos para automatização e controle da produção de cerâmica com o objetivo de elevar a qualidade e baixar o custo da fabricação do produto. “Automatizando esse processo, os riscos de perdas ou defeito na cerâmica como rachaduras e curvaturas fica bastante reduzido”, afirmou ele. Guido Nasseti apresentou a importância do uso racional de energia e dos altos custos para a produção de cerâmica e como a automatização dos processos facilita a eficiência energética.

Michele Dondi apresentou o tema “Porcelanato de baixa espessura”, revestimentos com espessura finíssima, que vão de 2,5 a 6 mm, em diversos formatos. “A vantagem dessa tecnologia para a indústria cerâmica inclui as reduções de matéria prima na fabricação, do consumo de energia e do custo logístico”, explicou Dondi. Para concluir o painel, Daniel Vivona, sócio-diretor da empresa espanhola Neos Additives, ministrou a palestra “Aditivos para massas cerâmicas, tipologias, usos e novas propriedades para o uso cerâmico”.

DIA DO ARQUITETO

A dupla de arquitetos argentinos Eliana Bórmida e Mario Yanzón, que comanda o estúdio Bórmida e Yanzón, abriu o dia do arquiteto no Fórum Internacional da Arquitetura e Construção com palestra sobre seus projetos inovadores para vinícolas. “Com os projetos que desenvolvemos para as vinícolas, comunicamos, além da arquitetura, a identidade do vinho, que é um produto que precisa convencer o consumidor a partir de sua qualidade”.

Lars Spuybroek, arquiteto holandês responsável pelo planejamento e construção do Pavilhão da Água, na Holanda, onde criou a “Arquitetura de Imersão” realizou a segunda palestra sobre “Arquitetura da Variação”. Lars agradeceu o convite para a vinda ao Brasil, elogiou os arquitetos brasileiros e comentou sobre sua tendência para o uso de materiais tecnológicos: ”A evolução tecnológica promove a mudança dos materiais e a possibilidade de novos projetos”.

Em seguida, o renomado arquiteto português Eduardo Souto Moura, falou sobre o dinamismo das formas e projetos recentes. Souto Moura, quando perguntado sobre a troca de experiências entre Brasil e Portugal, falou: “Os arquitetos portugueses estudaram muito a arquitetura brasileira que é moderna sem ser radical”.

EXPO REVESTIR 2011

Para o próximo ano, os promotores esperam repetir o mesmo sucesso das últimas edições. “A edição de 2010 da Feira cumpriu plenamente sua missão e seus objetivos, o que se confirma pela reação positiva de expositores e visitantes e pelo grande volume de contratações de espaço para participação na REVESTIR 2011. Por isso, já esperamos uma grande feira para o próximo ano”, conclui Lauro Andrade.

O evento de 2011 acontecerá de 22 a 25 de Março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
 

Catálogo Oficial

Confira o Catálogo Oficial da Expo Revestir 2010 e veja a lista dos expositores, com dados de cada empresa e informações sobre seus produtos e serviços.

Galeria de fotos

Clique aqui para acessar as fotos da EXPO REVESTIR 2010 e FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO e veja os principais destaques desta edição.