ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Produção Brasileira de Revestimentos Cerâmicos

O setor brasileiro de revestimentos cerâmicos é constituído por 54 empresas, 71 unidades fabris e 137 marcas. Com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul e em expansão no Nordeste do país. Segmento produtivo de capital essencialmente nacional, é também um grande gerador de empregos, com cerca de 28 mil postos de trabalho diretos e em torno de 200 mil indiretos. Uma característica típica da produção brasileira é a utilização de dois processos distintos em seu parque industrial: Via seca e Via úmida. Os fabricantes brasileiros de revestimentos cerâmicos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e em conformidade com as normas internacionais de qualidade.

Vendas de Revestimentos Cerâmicos no Mercado Interno

Em 2019, as vendas no mercado interno atingiram 795,7 milhões de metros quadrados e 101,1 milhões foram destinados ao mercado externo.

Evolução da capacidade produtiva

Uma característica típica da produção brasileira é a utilização de dois processos distintos em seu parque industrial: Via Seca e Via Úmida. Os fabricantes brasileiros de revestimentos cerâmicos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e em conformidade com as normas internacionais de qualidade.

Tipos de produtos fabricados

Exportações Brasileiras de Revestimentos Cerâmicos

Em 2019, o Brasil exportou para 111 países, totalizando 101,1 milhões de m², o que equivale a uma receita de US$ 345 milhões.
As exportações brasileiras têm como principais destinos: América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe.

Principais produtores mundiais

Ano: 2018

China
Índia
Brasil
Vietnã
Espanha


Ano: 2014 - 2018
Dados em milhões de m²

Principais consumidores mundiais

*Brasil é o 2º maior consumidor mundial

Ano 2014 - 2018
(milhões de m²)


Maiores exportadores mundiais

Ano: 2015 - 2018
(milhões de m²)



Louças Sanitárias

Atualmente, o Brasil encontra-se entre os cinco maiores produtores mundiais de louças para cozinhas e banheiros, com 26 unidades fabris de médio a grande porte, distribuídas em oito estados.

O segmento cerâmico de louça sanitária

Este segmento integra o ramo de produtos minerais não metálicos da Indústria de Transformação e tem como especialização produtiva a fabricação de baciais, caixas-d'água, bidês, lavatórios, colunas, mictórios, tanques de lavar roupas e acessórios. A produção atual é de 22 milhões de peças. A matriz energética da indústria de louças sanitárias baseia-se, essencialmente, no gás natural. O setor gera, ainda, cerca de 7 mil empregos diretos.

Distribuição do mercado de louças sanitárias

PROJETO SETORIAL
APOIO
PATROCÍNIO PREMIUM
PATROCÍNIO