ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

recepcao@anfacer.org.br

T + 55 11 3192 0600

Patrocínio

Normas Internacionais são foco do 2º dia do World Ceramic Tiles Forum

November 13, 2013

Michael Rumpf Gail (Presidente do Conselho de ADM ANFACER) ladeado por Alfonso Panzani (Presidente do WCTF) e José Luis Lanuza (Ascer) à esquerda e Antônio Carlos Kieling (Superintendente ANFACER) e Otmar Muller (Diretor Técnico da Eliane) à direita

O segundo dia de reuniões do WCTF – World Ceramic Tiles Forum, realizado na manhã do dia 7/11, teve como tema principal a normalização internacional e seus aspectos técnicos e ambientais. A programação foi aberta por Alfonso Panzani, Presidente do WCTF, que retomou a discussão sobre a revisão dos códigos HS para revestimentos cerâmicos sob o 5º ciclo no âmbito da OMA - Organização Mundial das Aduanas.

As proposições finais, acordadas na reunião do dia anterior após debate das delegações dos 15 países presentes, foram expostas por Renaud Batier, secretário executivo do WCTF. O principal vetor da nova classificação será baseado no grau de absorção (alta, média ou baixa) e não mais na questão se o produto é ou não esmaltado.


A agenda foi retomada com a atualização sobre os working groups em curso no âmbito ISO TC189 (TCNA - Secretaria ISO TC 189); a revisão geral e foco na evolução dos WGs 2, 3, 5 e 8 do TC 189 e as ferramentas de avaliação de desempenho ambiental. A sustentabilidade tem sido um dos temas dominantes no setor cerâmico e de grande destaque nesta edição do Fórum.
 


A programação foi encerrada com a visita arquitetônica pela cidade do Rio de Janeiro. A 20ª edição do World Ceramic Tiles Forum é promovida pela ANFACER, em coordenação com a Secretaria Executiva do WCTF. Participam do evento os países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Itália, Japão, México, Taiwan, Turquia e Ucrânia. 

 



 

 

Please reload