ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

FOI INAUGURADA A 20ª EDIÇÃO DO WORLD CERAMIC TILES FORUM

November 14, 2013

 

Com coquetel de abertura, foi inaugurada nesta terça-feira, dia 5/11, a 20ª edição do WCTF - World Ceramic Tiles Forum, encontro que reúne até 8/11 cerca de 40 representantes de 15 dos principais países produtores de revestimentos cerâmicos do mundo. Realizado anualmente com o objetivo de discutir temas que visem o desenvolvimento global do setor, em 2013 coube ao Brasil receber o evento.

A agenda de reuniões foi iniciada na manhã do dia 6/11. Alfonso Panzani, Presidente do WCTF, saudou as delegações ressaltando a importância do encontro e a evolução do segmento dos últimos anos. Em seguida, Michael Rumpf Gail, Presidente do Conselho de Administração da ANFACER, reforçou a honra de o Brasil ser, pela segunda vez, o anfitrião do Fórum, passando a palavra a Armando Cafiero, da Confindustria Cerâmica, que exibiu dados globais do comércio, produção e consumo de revestimentos cerâmicos.

Na sequência, os participantes do Fórum apresentaram uma visão geral do contexto de seu país, abordando, entre outros tópicos a situação econômica; tendência e demanda no setor da construção; tendências de produção; evolução no consumo e comércio de revestimentos cerâmicos; últimos avanços na regulação do fornecimento de energia e tributação e desenvolvimento de padronização ou regulamentação de revestimentos cerâmicos.

O panorama do Brasil, proferido por Michael Rumpf Gail, atualizou os presentes sobre a situação macroeconômica do país, o setor da construção civil, históricos de produção e consumo do segmento cerâmico nacional, focou questões relacionadas à energia e ao gás natural e desafios para os próximos anos. Na reunião, foram também debatidos pontos fundamentais para o desenvolvimento do comércio como propriedade intelectual, barreiras técnicas e tarifárias, cooperação em matéria de normalização e negociações de acordos de livre comércio; requisitos técnicos e rotulagem aplicados em diferentes países e a revisão dos códigos HS para revestimentos cerâmicos sob o 5º ciclo no âmbito da Organização Mundial das Alfândegas.

A 20ª edição do World Ceramic Tiles Forum é realizada na cidade do Rio de Janeiro, com a promoção da ANFACER, em coordenação com a Secretaria Executiva do WCTF. Participam do evento os países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Itália, Japão, México, Taiwan, Turquia e Ucrânia.
 

Please reload