ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

ANFACER PARTICIPA DO WORLD CERAMIC TILES FORUM REALIZADO NA ESPANHA

November 26, 2015

O 22° Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica (World Ceramic Tiles Forum - WCTF), organizado pela Associação Espanhola de Fabricantes de Cerâmica (ASCER), e que aconteceu em conjunto com as reuniões da ISO / TC189, foi realizado entre os dias 11 a 14 de novembro de 2015, em Sevilha, na Espanha. Além do Brasil, representado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), participaram também profissionais da Argentina, Austrália, Canadá, China, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Espanha, Turquia, Ucrânia, EUA e da Associação Europeia de Fabricantes de Cerâmica (CET).
 

O WCTF foi criada em 1994 e reúne anualmente fabricantes de revestimentos cerâmicos de todo o mundo. O Fórum é uma oportunidade para discutir as tendências globais na produção e consumo de revestimentos cerâmicos. Na prática, o mercado, nos últimos anos, tem apresentado um crescimento constante com um aumento de 4,5% na produção e no consumo global entre 2013 e 2014.
 

Na pauta da edição desse ano estavam a temas como o novo sistema harmonizado de classificação de produtos, a serem implementados em 2017, sustentabilidade, normas técnicas, Intercâmbio de atividades promocionais a nível nacional / regional, aspectos relacionados ao comércio como: Negociações do Acordo de Livre Comércio, barreiras técnicas e tarifas, cooperação em matéria de normalização, negociações de facilitação do comércio da OMC; e acompanhamento de produtos concorrentes.
 

Uma das principais decisões que aconteceu durante o WCTF foi à resolução aprovada pela comissão da ISO TC 189, que entrará em vigor em 2017, e alterará o método de teste padrão para determinar o nível de absorção de água pelos revestimentos de cerâmica. Atualmente é utilizado o método "ISO Ferver" e passará a ser considerado como critério principal para classificação o método "vácuo ISO".
 

O Fórum também discutiu os mais recentes parâmetros na normalização internacional e regulamentos relevantes para revestimentos cerâmicos, além de informações sobre as negociações comerciais multilaterais e bilaterais, e os esforços para reduzir as emissões de CO2.

 

Please reload