ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

Reunião do Comitê Internacional da ISO – TC189- Ceramic Tiles

July 26, 2017


A ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres – participou da reunião da ISO TC 189 – Ceramic Tiles Committee, de 26 a 29 de junho, em Montreal, no Canadá. A reunião do órgão que elabora e revisa normas relacionadas ao setor cerâmico mundialmente, contou com cerca de 50 representantes dos países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, EUA, Israel, Itália, Japão, México, Noruega, Suíça e UK.

 O setor cerâmico foi representado por Ana Paula Menegazzo (Superintendente CCB - Centro Cerâmico do Brasil) e Laura Paiva (Secretária do Comitê Brasileiro de Placas Cerâmicas para Revestimento – ANFACER). As reuniões abordaram normas do setor cerâmico relacionadas à métodos de ensaios, peças especiais de fina espessura, especificações de produtos, propriedades antimicrobacterianas das superfícies das placas cerâmicas, sustentabilidade e, por fim, adesivos de baixo módulo específicos para uso externo de placas.

Entre os assuntos importantes, Ana Paula destacou a questão do coeficiente de atrito, cujo método de avaliação da resistência ao escorregamento de revestimentos cerâmicos ainda permanece em discussão. A grande tendência é que seja eleito o método “pendulo”, já adotado na Europa.

Fato relevante, foi a recente publicação da norma ANSI A326.3 nos EUA, que especifica o método de coeficiente de atrito das peças. Tal informação é importante para as empresas brasileiras que exportam seus produtos para este país.

Um dos pontos altos foi a discussão acerca da norma ISO 10545-2, que abrange os ensaios de peças de grandes formatos. Atualmente, este processo não tem precisão em peças maiores de 60cm x 60cm, por isso, a Itália propôs um método de medição em um braço à laser muito usado na indústria automobilística. Na ocasião, o CCB apresentou resultados concluídos em laboratório a partir deste método, que representa um grande avanço por sua precisão em medições com peças de qualquer tamanho e formato.

Importante ressaltar que o draft da norma de Sustentabilidade, que vinha sendo discutido nas últimas reuniões, foi aprovado e em breve circulará em FDIS (processo similar a Consulta Nacional no Brasil). Como parte da cadeia da indústria da Construção Civil, o revestimento cerâmico passa a ser o primeiro componente com norma específica de sustentabilidade para direcionar e regulamentar todo o processo produtivo, desde o início da fabricação até a maneira como o produto chega ao consumidor.

Vale destacar o reconhecimento e a representatividade que o Brasil ganhou no âmbito da ISO, como uma importante fonte de consulta das normas aplicadas no setor cerâmico.

Melhores Momentos Best in Show 2017

A EXPO REVESTIR está sempre conectada aos principais eventos de arquitetura e design do mundo. Confira abaixo os melhores momentos da 3ª edição do prêmio Best in Show – Ceramics of Brasil, promovido pela ANFACER com apoio da Apex-Brasil, que contemplou 10 empresas fabricantes de cerâmica para revestimentos e louças sanitárias para representarem a indústria brasileira durante a Semana de Design de Milão.

 


















O Prêmio “Best in Show – Ceramics of Brasil” foi criado há três anos pela ANFACER com intuito de valorizar e destacar a criatividade e design dos principais produtos nacionais de alto valor agregado. As peças premiadas são eleitas em março, durante a EXPO REVETIR, por um corpo de jurados altamente qualificados, composto por profissionais referências no segmento de arquitetura e decoração.

Please reload