ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

ANFACER realiza, em Santa Gertrudes, reunião voltada para as expansões de exportação do setor

December 18, 2017

Foi realizada ontem, 13 de dezembro, mais uma reunião do Programa Setorial de Exportações, promovido pela ANFACER. O evento aconteceu na sede da ASPACER, em Santa Gertrudes/SP, com intuito de oferecer aos associados mais conhecimento e oportunidades a respeito do comércio exterior. Estiveram presentes Benjamin Ferreira Neto (presidente da Aspacer), Heitor Ribeiro de Almeida Neto (presidente do Conselho de Administração da ANFACER), Antonio Carlos Kieling (superintendente da ANFACER) e Mauricio Borges (diretor executivo ANFACER). Esteve presente ainda o gerente do Projeto Apex-Brasil, Paulo Roberto da Silva. 

Durante o evento foi desenvolvida a seguinte programação: 

Leticia Castro (Diretora do Centro de Design Brasil – CDB), que falou sobre o Design Export, projeto da Apex-Brasil coordenado pelo CDB, que visa apoiar empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas à exportação. No caso do setor cerâmico a ênfase será dada com foco no mercado norte americano. 

Em seguida, Juarez Leal (Coordenador de Internacionalização da Apex-Brasil), falou sobre o InterCom – Programa de Internacionalização de Empresas Brasileiras, que capacita as lideranças de empresas para os desafios da internacionalização de suas operações. Ao citar os benefícios da ação, Juarez destacou o atendimento customizado (coaching) para apoiar a estruturação da estratégia de internacionalização de cada empresa e elaboração do Plano de Expansão Internacional; apoio local para a instalação de empresas no exterior, por intermédio dos escritórios da Apex-Brasil e dos SECOMs (Setor de Promoção Comercial) de Embaixadas e Consulados brasileiros em todo o mundo; uma visão geral sobre a cadeia de valor em mercados prioritários, com a realização de visitas técnicas e reuniões com fornecedores de serviços locais, entre outros. 

Luciana Oliveira, do núcleo operacional Grande Campinas - Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora) abriu os trabalhos com uma palestra sobre o Programa de Qualificação para Exportação, cujo objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas. Luciana pontuou as possíveis ações nas empresas, que vão desde diagnóstico de melhorias, organização da gestão e dos processos produtivos, até capacitação de funcionários e sinalização de novos desafios.
 

Por fim, Dr. Marcos Lelis (Coordenador do grupo de pesquisa, competitividade e economia internacional na UNISINOS), apresentou um estudo, contratado pela ANFACER, sobre o potencial de exportação dos revestimentos cerâmicos brasileiro em 26 mercados de interesse. Mostrou ainda, um panorama do atual cenário de exportação do setor e um mapeamento das possibilidades de negócios para as empresas do setor. 



 

 

Please reload