ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

recepcao@anfacer.org.br

T + 55 11 3192 0600

Patrocínio

ANFACER realiza, em Criciúma, reunião voltada para as expansões de exportação do setor cerâmico

July 5, 2018

 

A ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres – realizou na última quarta-feira, 04 de julho, mais uma reunião do Programa Setorial de Exportações. O evento aconteceu no auditório Jorge Zanatta, na Associação Comercial de Criciúma, em Criciúma/SC, com intuito de oferecer aos associados mais conhecimento e oportunidades a respeito do comércio exterior. Estiveram presentes Antonio Carlos Kieling (superintendente da ANFACER), Mauricio Borges (diretor executivo ANFACER), Paulo Roberto da Silva, gestor do Projeto Setorial na Apex-Brasil, entre outros executivos do setor.

 

Durante o evento foi desenvolvida a seguinte programação:

 

Antonio Carlos Kieling abriu os trabalhos dando boas-vindas aos convidados e, em seguida, Paulo Roberto falou sobre o trabalho desenvolvido pela Apex-Brasil, em especial sobre o Ceramics of Brasil, projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica promovido pela ANFACER em parceria com a Apex-Brasil. O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.

 

A segunda palestra foi ministrada por Mauricio Borges, que apresentou um panorama sobre o Programa Setorial de Exportação, desenvolvido pela ANFACER. Em seguida, Dr. Marcos Lelis (Coordenador do grupo de pesquisa, competitividade e economia internacional na UNISINOS), falou sobre a maturidade exportadora do setor cerâmico e a elasticidade dos mercados externos alvo do setor nacional.

 

Letícia Castro (Superintendente do Centro Brasil Design - CBD), falou sobre o Design Export, projeto da Apex-Brasil coordenado pelo CBD, que visa apoiar empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas à exportação. Dentre inúmeros projetos, Letícia foi responsável pela coordenação da Bienal Brasileira de Design 2010, do Diagnóstico do Design Brasileiro e do Design Export. Participa ativamente de júris de design.

 

Em seguida, Ulisses Medeiros Júnior (Analista de Negócios Internacionais da Apex-Brasil), ministrou a palestra sobre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), cujo objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas.

 

Por fim, Luciana Gatto (Analista de Marketing Internacional da Apex-Brasil) apresentou todos os recursos do Programa de Internacionalização de Empresas Brasileiras, que capacita as lideranças de empresas para os desafios da internacionalização de suas operações. entre os benefícios da estão o atendimento customizado (coaching) para apoiar a estruturação da estratégia de internacionalização de cada empresa e elaboração do Plano de Expansão Internacional; apoio local para a instalação de empresas no exterior, por intermédio dos escritórios da Apex-Brasil e dos SECOMs (Setor de Promoção Comercial) de Embaixadas e Consulados brasileiros em todo o mundo; uma visão geral sobre a cadeia de valor em mercados prioritários, com a realização de visitas técnicas e reuniões com fornecedores de serviços locais, entre outros.

Please reload