ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

recepcao@anfacer.org.br

T + 55 11 3192 0600

Patrocínio

Especial Sustentabilidade

May 29, 2019

Por meio da ANFACER + Sustentável, a entidade ouviu os associados que já tem os programas de Sustentabilidade em andamento. Os gestores das áreas mostram quais os pontos a serem considerados e os desafios do setor. Para iniciar a ação, Fabíola Gava, Engenheira Ambiental da Portobello, fala sobre as ações e como a empresa investe no setor.

 

 

 

Portobello: sustentabilidade como parte importante das estratégias da marca

 

A sustentabilidade, palavra da moda, é um tema que vem ganhando força nas últimas décadas. Aparenta ser algo fácil de fazer e o primeiro pensamento remete sempre para o viés da natureza. Mas na verdade, a sustentabilidade traz, em sua essência, um forte apelo para cuidarmos das pessoas. “Ser sustentável” implica em um desenvolvimento no presente para ofertar uma vida digna à humanidade no futuro. Tal dignidade é composta por acessibilidade a alimentos, educação, saúde, saneamento, emprego e recursos naturais.

 

A tarefa não é fácil e a Portobello, como uma indústria importante na comunidade que está inserida, traçou uma linha de trabalho para que a sustentabilidade permeie todo o seu negócio. Essa estratégia consiste em compartilhar a responsabilidade da sustentabilidade.

 

A empresa fez isso por meio da criação dos comitês ambiental, de comunicação e social. Estes são formados por funcionários de diferentes áreas da companhia e tem como objetivo gerar e gerir conhecimento, orientar e monitorar a execução de ações específicas que já existiam e na criação de novas ideias, buscando atingir um público cada vez maior.

 

No âmbito social, destacam-se os programas: Crescer, que através de esportes e atividades educacionais promovem a disciplina, cooperação e respeito; Coral Anjos Luz, que trabalha a habilidade musical em crianças da comunidade; Voluntariado, que incentiva os colaboradores a praticar o voluntariado em campanhas e atividades organizadas pela empresa como Natal Solidário, Festa das Crianças, Campanha do Agasalho, Doação de Sangue e outros.

 

Já a linha ambiental foca em ações que buscam a ecoeficiência através da política de Gestão Ambiental como: reuso da água; redução da distância entre jazidas e parque fabril; substituição de equipamentos que utilizam água por outros que trabalham a seco; reutilização e reciclagem de aproximadamente 99,9% de resíduos; substituição de lâmpadas fluorescente por LED; recuperação de calor; etc.

 

Esses são alguns exemplos de como a Portobello fez da sustentabilidade parte importante de sua estratégia, pois enxerga que “o ambiente em que vive é a essência do nosso negócio”, e faz da sustentabilidade um de seus principais valores.


Fabiola Gava é Engenharia Ambiental da Portobello

Tags:

Please reload