ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

Especial Sustentabilidade

June 12, 2019

 

Eliane Revestimentos: sustentabilidade ambiental e ações de monitoramento


Com o passar dos anos e a escassez dos insumos naturais não renováveis, acrescida da conscientização da humanidade a respeito dos riscos da utilização desenfreada desses recursos e a degradação do ambiente vital, a temática sustentabilidade tem sido amplamente discutida em todos os setores produtivos, nacional e internacionalmente e não é diferente para o sistema da construção civil e o setor cerâmico.


A qualidade de produto, sustentabilidade ambiental e respeito à segurança dos trabalhadores são pilares  que permitem à nossa empresa certificar nossos sistemas (ISO 9001 desde 2005) e certificado de conformidade de produto (INMETRO), e assim contribuir para reduzir o impacto ambiental.


Isso é possível, graças a planos de redução e ações de monitoramento, como na cadeia da mineração,  a qual são exigidos a restauração morfológica e vegetal das jazidas. Realizamos também a gestão controlada de resíduos e efluentes, a otimização do consumo de energia e a reutilização de águas industriais, mantendo o foco em um programa contínuo de treinamento, informação e atualização dos nossos colaboradores e stakeholders, para garantir a conformidade com os padrões ambientais e de segurança estabelecidos.


Ao longo dos anos a Eliane vem desenvolvendo atividades em todas essas frentes, na área social, econômica e com destaque na ambiental. Mas como medir o nosso desempenho? No ano de 2018, por exemplo, a empresa iniciou os trabalhos para obtenção da certificação ISO 14001 e, paralelamente no segundo semestre de 2019 foi iniciado um projeto de Avaliação do Ciclo de Vida do Produto (ACV).


Trata-se de uma abordagem sistêmica na qual são analisadas todas as fases do produto relacionadas com a produção, o uso e sua disposição final, para quantificar os impactos ambientais da atividade e podermos obter a Declaração Ambiental do Produto (EPD). A Eliane participou do inventário nacional e da Iniciativa Anfacer + Sustentável na Avaliação de Ciclo de Vida. Agora está ampliando o estudo para sua publicação individual. 


Um cuidado especial que deve ser dado à coleta de dados do processo produtivo, pois nem todas as linhas de fabricação são automatizadas o suficiente para fornecer os dados de entradas, saídas e perdas de forma tão eficiente. Essas informações devem retratar a realidade do processo de fabricação, e para isso, melhorias no procedimento de coleta dos dados serão necessárias. Bancos de dados públicos com informações do impacto ambiental de insumos utilizados na indústria cerâmica ainda são poucos e imprecisos.


Essas particularidades são apenas detalhes preliminares de uma temática nova no segmento e acreditamos que quando evoluirmos nas análises do ciclo de vida encontraremos novos desafios que terão que ser vencidos para que consigamos realizar os diagnósticos necessários e com isso conhecer todos os impactos ambientais potenciais ao longo do ciclo e assim  implantar melhorias no processo para sua mitigação.


Estamos cientes de que o caminho é ainda longo e interpretamos que atuando de maneira determinada como setor de revestimentos cerâmicos, seremos parte de uma solução para os desafios ambientais que a humanidade enfrenta.


Otmar Josef Muller
Diretor Industrial Eliane Revestimentos Cerâmicos

Tags:

Please reload