ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

recepcao@anfacer.org.br

T + 55 11 3192 0600

Patrocínio

 

Duratex: quatro pilares na estratégia de sustentabilidade


Sob o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver ao mercado, a Duratex considera o tema Sustentabilidade como uma das quatro frentes indispensáveis para direcionar a forma como se posiciona no mercado. Revisamos nossa estratégia a respeito do assunto em 2016, por meio de um processo 100% colaborativo. Escutamos executivos da companhia e formadores de opinião, consultamos estudos e documentos produzidos por entidades da sociedade civil, analisamos nosso desempenho em plataformas e metodologias reconhecidas pelo mercado, realizamos pesquisas de benchmarking com empresas nacionais e estrangeiras dos setores em que atuamos e, com a participação de colaboradores de todos os nossos negócios e áreas corporativas, revisitamos nosso posicionamento sobre o tema.


Todo esse processo, que envolveu mais de 120 pessoas da empresa, culminou na nossa Estratégia de Sustentabilidade, estruturada com base em quatro pilares de atuação – Pessoas, Processos, Produtos e Serviços e Novos Modelos de Negócio –, que foram desdobrados em aspirações, temas estratégicos e 79 metas claras e objetivas – 45 relacionadas às nossas operações no Brasil e 34 às operações na Colômbia – a serem atingidas por todas as nossas áreas produtivas e administrativas até o ano de
2025.


A partir da revisão da Estratégia, o primeiro grande desafio que tivemos foi torná-la conhecida por toda companhia, uma vez que, para atingirmos as metas nela estabelecidas, entendemos que é fundamental que 100% dos nossos colaboradores tenham clareza sobre a mesma e também sobre o tema Sustentabilidade. Para superar este desafio, em 2017, cascateamos nossa Estratégia a cada um de nossos colaboradores, por meio de jogo interativo aplicado pelas lideranças da empresa. O processo garantiu que todos ficassem alinhados com os objetivos e aspirações da nossa Estratégia e de que forma cada um tem um papel importante no alcance das metas.


Superado este desafio, nos deparamos com outro: estabelecer uma forma de medir e acompanhar os avanços de cada uma das metas que assumimos, uma vez que eram muitas e que envolviam diferentes negócios da nossa companhia. Frente a esse desafio, decidimos, em 2018, inserir as metas da Estratégia de Sustentabilidade no Sistema de Gestão Duratex (SGD) e, desta maneira, definir um processo estruturado para mensuração e acompanhamento periódico dos planos de ação de cada uma de nossas metas, junto aos seus responsáveis diretos. Tal report também é divulgado anualmente, de forma clara e objetiva, a todos os nossos públicos de relacionamento no nosso Relatório Anual e no site institucional.


*Izidoro Sacarrão Machado é Coordenador de Sustentabilidade na Duratex, formado em Engenharia Mecânica pelo Mackenzie, pós-graduado em Administração de Empresas pela PUC- SP e com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da USP. 

Please reload