ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica

November 8, 2019

 

O 26º Fórum Mundial de Fabricantes de Cerâmica (WCTF - World Ceramic Tile Forum na sigla em inglês) aconteceu no último dia 6, em Berlim, na Alemanha. Alais Coluchi (Consultora de Relações Internacionais da ANFACER) fez a apresentação sobre o mercado brasileiro durante o evento onde cada país abordou questões sobre o seu mercado interno, evolução da produção, preço do gás e desenvolvimento de normas. Na foto, Alais Coluchi com Luis Fernando Quilici (Aspacer) e Maurício Borges (CEO da ANFACER).

 

O WCTF foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro em Berlim, Alemanha, pela Federação Europeia de Fabricantes de Azulejos (CET) e o Bundesverband Keramische Fliesen (BKF). As reuniões foram realizadas em conjunto com as reuniões da ISO TC 189. Esta edição do Fórum contou com a presença de representantes da Austrália, Brasil, China, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, México, Espanha, Turquia, Ucrânia e EUA.


O Fórum oferece uma oportunidade para discutir tendências globais na produção e consumo de revestimentos cerâmicos. A produção mundial de revestimentos cerâmicos diminuiu em 2018 em cerca de 1 bilhão de metros quadrados, como resultado de uma diminuição correspondente da produção na China durante esse período. Apesar dessa queda, a produção mundial de pisos e paredes ainda ultrapassa 13 bilhões de metros quadrados, quase o dobro do nível de produção registrado em 2006, quando o WCTF começou a monitorar a produção mundial. Além do nível global, cada país participante do WCTF ofereceu insights sobre as tendências gerais nacionais e a estrutura regulatória que afeta os revestimentos cerâmicos e o setor de construção.


O WCTF discutiu ainda mais a implementação dos códigos revisados ​​do Sistema Harmonizado (SH) para o setor que entraram em vigor em 2017. As diretrizes do WCTF sobre os códigos HS de 2017 estão disponíveis mediante solicitação. Um total de 106 países já implementou totalmente o código HS revisado 6907 em revestimentos cerâmicos.


Realizado em conjunto com a ISO / TC189, o Fórum observou atentamente os últimos desenvolvimentos na padronização internacional. Os membros do WCTF também trocaram informações sobre negociações multilaterais e bilaterais de livre comércio e expressaram suas preocupações à luz da tendência crescente de barreiras técnicas ao comércio, sob a forma de certificação obrigatória, licenciamento de exportação, etc. com requisitos e processos em constante mudança, tornando assim extremamente difícil exportar produtos para muitas regiões do mundo. O WCTF também explorou em detalhes os desenvolvimentos em saúde e segurança, clima e energia, bem como a digitalização no setor da construção.

Please reload