ANFACER - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Alameda Santos, 2300 - 10º andar
São Paulo, SP/ Brasil - 
CEP: 01418-200

T + 55 11 3192 0600

ANFACER realiza encontro com Ministro de Minas e Energia para discutir a abertura do mercado de Gás Natural no Brasil

November 13, 2019

 

A ANFACER esteve nessa terça-feira (12), no Rio de Janeiro, em reunião com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar de ações que o Governo Federal vem desenvolvendo em torno do processo de abertura do mercado de gás natural no Brasil.

 

Estiveram no encontro com o Ministro, o Presidente do Conselho de Administração da ANFACER, Manfredo Gouvêa Júnior; o vice presidente Benjamim Ferreira Neto, também representando a ASPACER; representando o polo cerâmico da região Sul, Paulo Ricardo Marques Mendonça; o CEO da ANFACER, Mauricio Borges e o Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ASPACER, Luis Fernando Quilici. Além do Secretário de Geologia, Mineração de Transformação Mineral do MME, Alexandre Vidigal de Oliveira.

 

“O encontro de hoje foi muito positivo. Reiteramos ao Ministro o nosso reconhecimento e apoio a todas as iniciativas do Governo para avançar neste importante programa do novo mercado do gás. Muito foi feito nesses 10 meses e é necessário e justo registrar esse avanço. O Gás é a nossa principal matriz energética e os preços atualmente praticados corroem a nossa competitividade. Temos capacidade ociosa e grandes oportunidades de crescimento com a redução do preço do gás a níveis praticados por nossos concorrentes internacionais. Hoje tivemos a participação de representantes de todas as regiões produtoras da indústria cerâmica nacional e apresentamos ao ministro nossa preocupação com os movimentos de reajuste tarifário ocorridos neste ano e os já anunciados para 2020, em alguns estados do País. O Ministro entende a importância do gás natural para o nosso setor (somos o segundo maior consumidor na indústria) e reafirmou o compromisso do Governo Federal com o novo mercado do gás. Continuaremos trabalhando, em sintonia com as associações regionais, destacando aqui o papel de entidades como a ASPACER, que há anos vêm levantando essa bandeira junto com o Fórum do gás, ampliando a discussão com o parlamento brasileiro e buscando ajudar de forma que o Brasil possa ter finalmente preços competitivos neste importante vetor de desenvolvimento para o Pais que é o gás natural”, afirma o presidente do conselho da ANFACER, Manfredo Gouvêa Júnior.

 

 

Please reload