Números do Setor Cerâmico

O Brasil é um dos principais players do mercado mundial de revestimentos cerâmicos. Ocupa a 3ª posição em produção e a 3ª posição em consumo no mundo, além de ser o 7º do ranking das exportações

Mercado Interno

O Brasil é um dos principais protagonistas mundiais no mercado de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, sendo o terceiro maior produtor, o terceiro maior mercado consumidor e o sexto no ranking das exportações, com vendas para mais de 110 países. O segmento produtivo representa 6% do PIB da indústria de materiais de construção e é o 2º maior consumidor industrial de gás natural brasileiro.

3º maior produtor mundial
3º maior consumidor mundial
6º maior exportador mundial
6% do PIB da indústria de material de construção
Produção Brasileira de Revestimentos Cerâmicos
Vendas de Revestimentos Cerâmicos
Evolução da capacidade produtiva
Tipos de produtos fabricados
Exportações Brasileiras de Revestimentos Cerâmicos

Mercado externo

Observa-se a ampliação do cenário de novas aplicações das peças cerâmicas pelo grande impacto de novas tecnologias, como impressão digital e fabricação de grandes formatos. Esta demanda gera um novo mercado, que vai além do uso convencional de revestimentos. Neste contexto, tornam-se outros tipos de produtos com funcionalidades e aplicabilidades diversas como bancadas, móveis, divisórias, painéis, entre outros.

Principais produtores mundiais
Principais consumidores mundiais
Maiores exportadores mundiais

Louças sanitárias

Atualmente, o Brasil encontra-se entre os cinco maiores produtores mundiais de louças para cozinhas e banheiros, com 26 unidades fabris de médio a grande porte, distribuídas em oito estados.

O segmento cerâmico de louça sanitária

Este segmento integra o ramo de produtos minerais não metálicos da Indústria de Transformação e tem como especialização produtiva a fabricação de baciais, caixas-d'água, bidês, lavatórios, colunas, mictórios, tanques de lavar roupas e acessórios. A produção atual é de 22 milhões de peças. A matriz energética da indústria de louças sanitárias baseia-se, essencialmente, no gás natural. O setor gera, ainda, cerca de 7 mil empregos diretos.

Projeto Setorial
Apoio