Em 2022, a produção brasileira de revestimentos cerâmicos atingiu 927,2 milhões de m². Isso significa uma redução de 11,6% frente à produção do ano de 2021.
No ano de 2022, as vendas totais brasileiras de revestimentos cerâmicos alcançaram 849,5 milhões de m². Isso representa uma redução de 17,7% frente às vendas totais de 2021. Por sua vez, as vendas internas brasileiras do setor atingiram 736,4 milhões de m² em 2022, o que indica uma redução de 18,4% frente à 2021.
Uma característica típica da produção brasileira é a utilização de dois processos distintos em seu parque industrial: Via Seca e Via Úmida. Os fabricantes brasileiros de revestimentos cerâmicos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e em conformidade com as normas internacionais de qualidade.
Em 2020, o Brasil exportou para mais de 110 países, totalizando 94 milhões de m², o que equivale a uma receita de US$ 330 milhões. As exportações brasileiras têm como principais destinos: América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe.
Ano: 2019
Produção Mundial
Dados em milhões de m²
1º China – 5.187
2º Índia – 1.266
3º Brasil – 909
4º Vietnã – 560
5º Espanha – 510
Em 2019, o Brasil foi o 2º maior consumidor mundial: 796 milhões de m²Ano 2014 - 2019
(milhões de m²)
Em 2019, o Brasil foi o 7º maior exportador mundial: 102 milhões de m²
Ano: 2015 - 2019
(milhões de m²)
Atualmente, o Brasil encontra-se entre os cinco maiores produtores mundiais de louças para cozinhas e banheiros, com 26 unidades fabris de médio a grande porte, distribuídas em oito estados.
O segmento cerâmico de louça sanitária
Este segmento integra o ramo de produtos minerais não metálicos da Indústria de Transformação e tem como especialização produtiva a fabricação de baciais, caixas-d'água, bidês, lavatórios, colunas, mictórios, tanques de lavar roupas e acessórios. A produção atual é de 22 milhões de peças. A matriz energética da indústria de louças sanitárias baseia-se, essencialmente, no gás natural. O setor gera, ainda, cerca de 7 mil empregos diretos.
Distribuição do mercado de louças sanitárias