País:
Chile
Empresa:
Eliane
Escritório:
A4 Arquitectos
Localizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, o Manzana 40 Plaza Empresarial é composto por um embasamento e duas torres quase gêmeas (um total de cerca de 100 mil metros quadrados de área construída). O projeto de arquitetura é assinado pelo escritório chileno A4 Arquitectos. A qualidade dos revestimentos foi prioridade tanto nas fachadas quanto nos interiores, que contam com produtos da marca brasileira Eliane.
O empreendimento Manzana 40 Plaza Empresarial, desenvolvido pelo escritório chileno A4 Arquitectos, adiciona uma arquitetura inovadora à Avenida San Martín, em uma zona comercial e financeira no coração da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. É composto por duas torres conectadas por um embasamento de sete níveis e que atingem 30 pavimentos cada. Quase idênticas, elas têm forma delgada e sutilmente curvilínea. O conjunto tem um total de 100 mil metros quadrados de área construída.
O projeto está implantado em um terreno com frentes para vias importantes da cidade. O nível térreo abriga espaços comerciais. Há um pavimento voltado à área médica, um boulevard gastronômico e, no sétimo andar, auditório, salas de reunião, academia, cafeteria-restaurante, área para eventos e jardins ao ar livre. Em seguida, estão os andares empresariais.
Optou-se pela aplicação de um sistema de fachada ventilada, em que o revestimento externo é projetado para criar um espaço entre a estrutura da edificação e a própria envoltória (assim, o ar pode circular entre as camadas). Isso permite benefícios como isolamento térmico, proteção contra umidade e maior otimização do uso de energia (a redução do consumo nesse caso chega a 30%).
Além desse sistema, diversas soluções voltadas à sustentabilidade fizeram do Manzana 40 o primeiro edifício da Bolívia a receber a certificação LEED, concedida pelo Conselho de Construção Sustentável dos Estados Unidos a obras que cumprem requisitos relacionados a um alto padrão de eficiência energética, melhoria da qualidade ambiental interna, uso eficiente da água, desenvolvimento sustentável dos espaços livres e seleção adequada de materiais.
As fachadas receberam ainda luzes led RGB, que permitem uma estética inovadora durante a noite, contudo, alinhada à premissa de economia. Para contornar a complexidade da arquitetura e da engenharia, que gerou 23 projetos simultâneos, e otimizar o processo construtivo, tudo foi coordenado digitalmente, com o uso do sistema BIM.
Em relação à infraestrutura, outros destaques são sua ampla praça de estacionamentos, com 840 vagas (670 para proprietários e 170 para visitantes), que possui locais para recarga de carros elétricos; e espaços adicionais de armazenamento e depósitos que podem ser alugados ou comprados pelas empresas. Para garantir uma circulação vertical segura e rápida, foram implementados 16 elevadores, duas escadas rolantes e quatro escadas pressurizadas.
Internamente, o projeto priorizou o detalhe nos acabamentos e a especificação de revestimentos de alta qualidade e baixa manutenção. Para isso, contaram com produtos da marca brasileira Eliane, que aparecem em variados espaços do empreendimento. Os arquitetos escolheram para os espaços do Manzana 40 os revestimentos Flat AC (nos formatos 59 x 59 cm e 59 x 118,2 cm, esse porcelanato equilibra a textura bruta do cimento com um efeito polido); Diamante (Branco AC; 33,5 x 60 cm), que colabora com uma identidade contemporânea e atemporal; e Reserva Natural (19 x 118,2 cm), com estética amadeirada.
Foto 01: O Manzana 40 Plaza Empresarial é um projeto desenvolvido pelo escritório chileno A4 Arquitectos em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia (Crédito: divulgação / Manzana 40)
Foto 02: O conjunto é composto por duas torres conectadas por um embasamento (Crédito: divulgação / Manzana 40)
Foto 03: Projetada com inovação e tecnologia, o Manzana 40 foi o primeiro edifício da Bolívia a receber a certificação LEED (Crédito: divulgação / Manzana 40)
Foto 04: Revestimento Diamante Branco
Foto 05: Revestimento Diamante Branco
Foto 06: Revestimento Flat
Foto 07: Revestimento Flat
Foto 08: Revestimento Reserva Natural
Foto 09: Revestimento Reserva Natural
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Mais informações: ceramicsofbrazil.com
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.