País:
Brasil
Empresa:
Angelgres
Escritório:
Case de exportação
Em sua planta industrial no município de Criciúma, Santa Catarina, a Angelgres produz mais de 1,8 milhão de metros quadrados de revestimentos cerâmicos mensalmente, destinados aos mercados brasileiro e internacional (50% para cada). Seu vasto portfólio de produtos e seu design inovador, ocasionados por seu maquinário de ponta, a torna uma empresa versátil que atende aos mais variados estilos e culturas.
A Angelgres foi fundada há mais de 40 anos em Araranguá, município litorâneo localizado no extremo sul de Santa Catarina, sendo posteriormente transferida para Criciúma, cidade a 42 quilômetros de distância e com mais de 225 mil habitantes. Atualmente, sua sede encontra-se às margens da BR 101 (rodovia que cruza o Brasil de norte a sul). Foi, portanto, uma mudança estratégica, devido à facilidade de acesso ao gás natural da região (a empresa conta com jazidas próprias, licenciadas para extração) e à sua posição geográfica (acessos diretos a Florianópolis, Porto Alegre, entre outras cidades, e aos portos).
Todos os produtos têm a mesma base (massa vermelha) e passam pelo mesmo processo de produção. O que muda de uma linha para a outra, de um formato para o outro, é a superfície. Há uma variedade de texturas, que a Angelgres chama de “tipologias do processo”. Seu portfólio agrega, por exemplo, cerâmicas com texturas mate e brilhante, além de destinadas aos ambientes externos com eficiente atrito antideslizante. A fábrica possui máquinas destinadas ao polimento, portanto, as cerâmicas polidas são feitas e produzidas 100% in loco, passando em seguida pelo processo de retificação.
A empresa também se destaca pela produção de grandes formatos retificados, que são de 72x72 cm, 73x73 cm, 92x92 cm, 93x93 cm e 58x1,20 cm (novos equipamentos adquiridos permitirão ampliar os formatos).
No entanto, conta com linhas com formatos menores, com demandas em algumas regiões brasileiras e no mercado internacional: 31x60 cm, 60x60 cm e 44x44 cm são medidas versáteis, podendo ser usadas em piso e parede, dependendo da tipologia do produto.
Outros destaques da Angelgres são as réguas cerâmicas de 15x60cm (bold) e 19x120cm (retificada). Já o formato 36 x 73 cm retificado, alto-relevo e liso, também fazem parte de uma linha de produtos de maior giro. O objetivo é abastecer os mais variados nichos e mercados.
A Angelgres é, essencialmente, voltada à cultura de exportação. Já nasceu com esse objetivo, há mais de 40 anos, que sempre fez parte do plano estratégico da diretoria e dos acionistas. No entanto, foi há aproximadamente 20 anos que se consolidou como uma empresa exportadora. Inicialmente, com negócios com países fronteiriços e, em seguida, com alguns países do Caribe. Ao longo dos anos, com a ampliação dos seus produtos, formatos e das suas tipologias, esses mercados foram sendo expandidos.
Uma estratégia da empresa foi buscar mercados que demandam produtos mais específicos, o que ocasionou a criação de um departamento de exportação mais sólido, com equipes habilitadas e com conhecimento de diversas áreas de mercado. O resultado foi a diversificação de clientes e a pulverização em diversos países.
“É uma trajetória de muito trabalho, foco, adequação interna e desenvolvimento de produtos, além de entendimento das necessidades e demandas do mercado. Isso fez com que a Angelgres se tornasse uma grande empresa exportadora, saltando de um patamar que tínhamos há 20 anos para o que temos hoje: 50% do volume de produção é destinado ao mercado internacional” - explica Andreia Debiasi.
O objetivo é manter a exportação de 40-50% do material entregue pela fábrica e o foco no continente americano (Cone Sul, países do norte da América do Sul, América Central e Estados Unidos). Atualmente, o principal destino dos produtos da marca são os Estados Unidos, em seguida América Central e Caribe.
Visando à demanda norte-americana, inclusive, desenvolveram um formato personalizado, a partir da adaptação da fábrica, do processo e do forno, o que gerou muita determinação e resiliência internamente, a princípio, mas logo surgiram muitos negócios e a abertura de contas e de fornecimento com construtoras e outros nichos tanto dos EUA quanto de outros países.
O departamento de exportação da Angelgres foi estruturado para, além de contar com representantes comerciais qualificados, ter uma equipe especializada que, entre outras ações, confecciona documentação para vários países.
Considerada fundamental, a participação em feiras internacionais foi impulsionada a partir do projeto da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a Anfacer, segundo a gerente de exportação da Angelgres.
Para os próximos anos, a empresa está focada em agregar valor aos produtos, com diferenciação por formatos e tipologias. O investimento em novos equipamentos para a fábrica visa a atender um mercado que sinaliza há alguns anos o interesse por grandes formatos, além de produzir tipologias como o polido, algo recente para a indústria cerâmica (até então oferecido apenas pelas fábricas de porcelanato).
Além disso, a Angelgres busca ampliar a participação no mercado norte-americano, identificando novas oportunidades e novos nichos. De acordo com Andreia, ser uma empresa que exporta para os EUA há tantos anos é uma excelente referência para outros mercados, por ter esse diferencial na sua argumentação de venda. Por fim, a empresa catarinense mantém sua estratégia de pulverização em todo o continente americano.
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Mais informações: ceramicsofbrazil.com
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.