ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
Seja um associado

Clarice Debiagi Arquitetura e Urbanismo: residência unifamiliar, Punta del Este, Uruguai

País:

Uruguai

Empresa:

Eliane Revestimentos

Escritório:

Clarice Debiagi Arquitetura e Urbanismo

Construída com o método modular off-site, esta casa localizada em um condomínio de alto padrão em Punta del Este, Uruguai, tem estrutura majoritariamente em steel frame e revestimentos de madeira. A arquiteta Clarice Debiagi teve como premissa principal propor um projeto de arquitetura distinto do que é usualmente encontrado em residências pré-fabricadas no país. Nos interiores, a marca brasileira Eliane Revestimentos foi a escolhida para proporcionar um estilo vintage e, ao mesmo tempo, moderno aos banheiros[1]

Natural de Varsóvia, Polônia, e criada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a arquiteta à frente do escritório Clarice Debiagi Arquitetura e Urbanismo vive e trabalha há sete anos em Punta del Este, famoso balneário uruguaio, embora continue realizando projetos no Brasil. Esta sua obra, executada em 2021 em um terreno de 4 mil metros quadrados, está localizada no departamento de Maldonado, mais precisamente em um condomínio fechado chamado Pueblo Mío, caracterizado por extensas chácaras permeadas por lagoas e próximo ao Museu de Arte Contemporânea Atchugarry.

Clarice foi contratada para desenvolver uma casa modular e pré-fabricada que tivesse uma arquitetura funcional sem deixar de lado a estética contemporânea e sofisticada. A arquiteta já havia trabalhado em outros dois projetos com os clientes (um casal com um filho atualmente estudando em outro país), que acabaram se tornando seus amigos.

A construção industrializada e desenvolvida no método off-site, ou seja, fora do canteiro de obras, é comum no Uruguai, pois há incentivos fiscais do governo, segundo a arquiteta, ao contrário do que ocorre no Brasil. O modelo oferece diversas vantagens, como a redução do tempo de obra e de resíduos, baixo impacto no terreno e maior controle dos custos.

Os clientes queriam que a casa tivesse “personalidade”, não fosse apenas mais uma construção pré-fabricada padronizada. Além disso, o projeto teve que passar por aprovação da administração do condomínio, que exigiu uma porção em alvenaria. Inicialmente, a residência teria cerca de 140 metros quadrados de área construída e seria usada apenas em fins de semana, mas acabou ficando com 517 metros quadrados e tornando-se morada permanente do casal.

O primeiro desafio foi, segundo a arquiteta, “encaixar” o programa de necessidades nos nove módulos industriais (com dimensões de 4x6 metros e 4x12 metros) que comporiam a casa. Eles foram transportados totalmente concluídos (inclusive com mobiliário, pisos, revestimentos e objetos) em um trajeto de cerca de 10 km até o terreno, por meio de guindaste, e assentados sobre sapatas (blocos de concreto armado feitos in loco).

O deslocamento de um bloco modular por dia ocorreu devido à complexidade, que exigia o acompanhamento de um veículo do Ministério do Trabalho para garantir a segurança, e às regras do condomínio. “Os módulos são estruturados sobre uma grelha, que aterrissam sobre as sapatas já dispostas e calculadas para receber cada um”, explica Clarice.

A estrutura em steel frame (perfis de aço galvanizado) conta com isolamento térmico e acústico e é revestida por painéis de madeira, o que configura uma estética mais acolhedora à construção. Para ampliar a sensação de conforto térmico, os pisos são aquecidos, há lareiras de alto desempenho, janelas com vidro duplo, além de ar-condicionado para o verão.  

Os espaços internos são permeados por áreas verdes pensadas para promover luz e ventilação naturais, além de menos rigidez ao layout. A área é composta por salas de estar e jantar, área de churrasqueira, cozinha, adega, escritório, sala íntima e três suítes. Contiguamente, foi construída uma edícula em alvenaria, técnica estrutural também presente na sala de jantar. Ao redor da residência há um deque de madeira com pergolado, desenhado de modo a permitir a fluidez entre interior e exterior, além de uma piscina de borda infinita voltada para o lago (orientação noroeste-oeste).

Revestimentos

Para oferecer aspecto contemporâneo com toque retrô às paredes dos banheiros, além de baixa manutenção e alta performance técnica, a titular do escritório de arquitetura especificou um revestimento cerâmico da série Metrô, da Eliane Revestimentos. O produto, um dos maiores sucessos da marca brasileira, é inspirado nos azulejos vintage das maiores estações de metrô do mundo.

Com formato de 10x20 cm, um tipo de “tijolinho”, o azulejo permite diversidade de paginações, além de contar com uma ampla gama de cores, tornando-o um produto versátil e atemporal. Na casa de Pueblo Mío, a opção foi pelo uso na cor branca, com acabamento brilhoso e desenho chanfrado. A escolha possibilitou, ainda, mais luminosidade e amplitude aos ambientes.

Esse tipo de azulejo, conhecido internacionalmente como subway tile, é comercializado pela Eliane Revestimentos há anos, presente em mais de 15 mil pontos de venda em todo o Brasil. De acordo com a arquiteta, as marcas de revestimentos cerâmicos brasileiras têm presença massiva no Uruguai, com seus produtos vendidos em todas as grandes lojas.

Clique na imagem para ampliar
No items found.
Fotos 1 e 2: A casa projeta da pela arquiteta Clarice Debiagi tem ampla conexão com o exterior e vista privilegiada para um lago
Foto 3: Construída com o método modular off site, a residência tem estrutura em steel frame e revestimentos de madeira
Fotos 4 e 5: Apenas a edícula e o ambiente de jantar foram construídos em alvenaria
Foto 6: O revestimento Metrô, da marca brasileira Eliane, foi aplicado nas paredes dos banheiros, permitindo o visual retrô e, ao mesmo tempo, contemporâneo
Foto 7: Praticidade na manutenção e alto desempenho são outras características do revestimento

Sobre o Projeto Ceramics of Brazil

Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.

Mais informações: ceramicsofbrazil.com

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.