País:
Brasil
Empresa:
Grupo Lef
Escritório:
Fundado há três décadas, na cidade de Piracicaba, em São Paulo, o Grupo Lef destaca-se no mercado brasileiro com a estratégia de diversificação de portfólio, realizando investimentos contínuos em tecnologia e sustentabilidade. Os produtos das suas três marcas, Lef Cerâmica, ViaRosa Porcelanato e ROX Cerâmica, também são destinados ao exterior, devido à sua inovação, versatilidade e alta qualidade.
Em 1994, nasceu no interior de São Paulo, no município de Piracicaba, o Grupo Lef. Ao longo das décadas, consolidou-se como referência no mercado brasileiro de revestimentos cerâmicos. Sempre focando na diversificação de seus produtos e suas soluções, atualmente, conta com três grandes marcas em seu portfólio: Lef Cerâmica, ViaRosa Porcelanato e ROX Cerâmica.
O crescimento industrial acelerado veio acompanhado de investimentos contínuos em tecnologia e inovação, para que fosse possível evoluir de forma sustentável. Em seu moderno parque fabril, que conta com equipamentos nacionais e importados, o Grupo desenvolve produtos de alta qualidade que atendem aos mais variados públicos e finalidades.
Entre os principais produtos da marca Lef estão os pisos cerâmicos para áreas internas residenciais e comerciais, disponibilizados em vários formatos – do tradicional 44x44 cm até placas de 54x54cm e 57x57cm. Eles apresentam diferentes superfícies (lisas, em relevo e granilhadas) e acabamentos (acetinado fosco, brilhante e antiderrapante), atendendo desde ambientes de alto tráfego até áreas decorativas. Já os revestimentos de parede em cerâmica, incluindo peças especiais para cozinhas, banheiros e fachadas, têm ampla variedade de estilos e formatos, podendo ser aplicados em projetos residenciais e corporativos.
A ROX, por sua vez, produz revestimentos cerâmicos de alta qualidade e design contemporâneo a um preço acessível. Priorizando a qualidade técnica, a marca oferece linhas de pisos cerâmicos, porcelanatos (inclusive de grandes formatos, que seguem normas da ABNT e da Anfacer) e revestimentos de parede de diferentes tipos, como cerâmica de base vermelha. Ao usar processos de produção com impressão digital em alta definição, por exemplo, é possível obter excelentes acabamentos, precisão dimensional e resistência.
Já a ViaRosa, inicialmente, era focada em pisos porcelanatos e revestimentos de parede monoporoso de médio formato. No entanto, a marca expandiu suas linhas e, hoje, conta também com grandes formatos (72x72 cm), que conferem continuidade visual e imponência aos ambientes; e com uma nova gama de acabamentos: porcelanatos polidos de alto brilho, acetinados suaves ao toque, estruturados com relevos decorativos, entre outros.
Desde a sua criação, o Grupo Lef adota a estratégia de alinhar o crescimento do seu portfólio aos investimentos na sua capacidade produtiva. Com a marca ViaRosa não foi diferente. Está prevista a inauguração de uma nova fábrica de porcelanatos em 2026, que permitirá formatos ainda maiores, contudo, seguindo os requisitos técnicos brasileiros e internacionais. Para isso, a empresa está investindo em automação, na precisão nos processos e no controle de qualidade em tempo real, visando estar em conformidade com normas técnicas diversas e se adaptar rapidamente às exigências regulatórias.
Da expansão à internacionalização
Além da ampliação de portfólio e produção, reflexo de sua solidez e credibilidade no Brasil, o Grupo também apostou na internacionalização ao longo dos anos, iniciando com exportações para países da América do Sul. “O Grupo Lef sempre teve como propósito ampliar sua presença e fortalecer sua marca além das fronteiras nacionais. Desde o início de sua trajetória, a expansão internacional foi vista como um passo estratégico para a concretização de sua missão de levar qualidade, inovação e design a um público ainda mais amplo. Estar presente no mercado externo é, para nós, a realização de um objetivo construído com planejamento, excelência e visão de futuro”, explica Roberta Maria Tabai, supervisora de Exportação.
Com o passar do tempo, conquistou novos mercados e se tornou competitivo graças à preocupação com a qualidade dos produtos e a excelência no atendimento ao cliente, além da atenção às tendências e necessidades de cada país, segundo Roberta. Todo o portfólio destinado ao mercado interno também é exportado. “Embora todas as categorias sejam muito bem recebidas, a cerâmica ainda se mantém como o principal destaque nas exportações, refletindo nossa tradição e excelência no setor”, ressalta.
Atualmente, entre 10% e 12% da produção é destinada ao exterior. O objetivo é alcançar 15% nos próximos anos. Ainda que permeado pela sazonalidade inerente ao comércio externo, o crescimento das exportações tem sido constante, de acordo com a supervisora.
Entre outros benefícios do processo de internacionalização, para o Grupo, estão o impulsionamento do desenvolvimento industrial, o estímulo à inovação e a modernização dos processos. Ela comenta que cada nova frente aberta contribui para a evolução contínua da empresa, preparando-a para atender, com excelência, às demandas de um mercado global cada vez mais exigente.
O Grupo Lef tem o plano de consolidar sua presença nos mercados onde já atua e expandir para novas regiões estratégicas. Atualmente, estão aumentando a difusão dos produtos em alguns países da Europa. Roberta destaca que a participação em feiras internacionais, impulsionada pelas ações do projeto da ApexBrasil em parceria com a Anfacer, também é fundamental para essa amplificação da marca no mercado global. “Estar presente é essencial: quem aparece, é lembrado”, conclui.
FOTO 01 - Revestimento Oro Supreme 3D
FOTO 02 - Revestimento Onice Cement acetinado
FOTO 03 - Revestimento Colina polido
FOTO 04 - Revestimento Navarra
FOTO 05 - Revestimento Miraggio Out
FOTO 06 - Revestimento Dorcia Polido
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Mais informações: ceramicsofbrazil.com
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.