País:
Brasil
Empresa:
Portobello
Escritório:
Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Edifício mais alto da cidade de São Paulo, com 172 metros de altura e 49 andares, o Platina 220 está situado no bairro do Tatuapé, na zona leste. O projeto do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados tem uso misto e é caracterizado por um bloco prismático central, com uma paginação variada de terraços e janelas, além de blocos laterais mais baixos, como um tipo de contraforte. A torre destaca-se também pelos elementos de fachada ventilada em porcelanato, da marca Portobello.
O projeto de uso misto, concebido pelo escritório paulistano Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, buscou atrair mais empresas para a zona leste de São Paulo e, com isso, diminuir deslocamentos dos moradores dessa região em direção a outros pontos da capital. Para atender à demanda, há lajes corporativas (250 a 500 metros quadrados) na parte superior e conjuntos comerciais, com salas entre 26 e 49 metros quadrados, na parte intermediária da edificação. Foram criadas, ainda, 18 lojas no térreo (compondo uma fachada ativa), 190 suítes de hotel e 80 unidades residenciais no terço inferior e dois pavimentos destinados ao lazer e a um heliponto.
Essa distribuição do programa de necessidades gerou uma torre de 49 andares e 172 metros de altura, que ocupa desde a sua inauguração, em 2021, o posto de edifício mais alto da cidade de São Paulo. Os arquitetos tiraram partido do Plano Diretor de São Paulo de 2014 para atingir todo o potencial construtivo da proposta (são mais de 57 mil metros quadrados de área construída). O empreendimento faz parte do Eixo Platina, projeto de urbanização da Porte Engenharia e Urbanismo na região, que conta com a parceria do escritório paulistano.
Foram oito anos, entre projeto e construção, para que o Platina 220 fosse concluído. Conquistou, ainda na etapa de projeto, o selo internacional de sustentabilidade AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini. Sua volumetria marcante é consequência de variadas soluções arquitetônicas, entre elas o uso de fachada ventilada com porcelanato (tamanho 60 x 120 cm) da marca Portobello, que permitiram conforto térmico no interior e durabilidade no exterior.
O sistema de fachada ventilada não encosta nas paredes internas, criando uma camada que proporciona maior economia de energia, com a redução do uso de ar-condicionado e da necessidade de iluminação artificial, além de mais possibilidades de aberturas.
As alturas piso-laje são maiores a partir do 25º pavimento do edifício, pois as salas corporativas precisavam ter um pé-direito maior. Assim, a modulação das peças de porcelanato, juntamente ao dimensionamento das janelas, foi eficaz ao “esconder” essa diferença na envoltória. O revestimento cerâmico foi essencial também para amenizar a reflexão do sol sobre o entorno, o que não ocorreria no caso de uma especificação de vidro.
O volume prismático central tem ocupação majoritariamente corporativa e destaca-se por sua tonalidade clara, além da composição dinâmica de terraços e janelas em toda a sua extensão, que produz efeito interessante de luzes e sombras e “quebra” a regularidade do monólito. Foram aplicados 22.380 metros quadrados do Superquadra Cru, produto desenvolvido pela Portobello a partir da ideia de versatilidade do concreto, material recorrente na arquitetura moderna e contemporânea.
O conceito por trás de Brasília e suas superquadras, de não limitar os espaços, criar superfícies contínuas e com permeabilidade de movimento, foi a grande inspiração. O resultado foram grandes placas de concreto moldadas sobre fôrmas metálicas, formando uma superfície com movimento de tons e pequenos pontos impressos aleatoriamente pelo ferro da fôrma.
Preservando a verticalidade do projeto, como se fossem apoios, os três blocos laterais são mais baixos e mais escuros, contando com os produtos das linhas Superquadra, Ms Barcelona e Steel, da Portobello. Eles envolvem as faces dos volumes residencial (5.526,95 metros quadrados), comercial (5.322,46 metros quadrados) e hoteleiro (6.896,32 metros quadrados), respectivamente.
Com estrutura de aço e vidro, as lojas foram posicionadas nas extremidades do terreno de 6,4 mil metros quadrados, no nível térreo, permitindo a permeabilidade visual e espacial por meio de suas faces transparentes e amplas calçadas perimetrais. Em sua cobertura, um espaço aberto e privativo serve de lazer para os usuários do edifício. Os acessos independentes a cada uso da torre são voltados para a via principal, a rua Bom Sucesso. Os arquitetos implementaram uma estratégia que permitiu que as circulações de cada grupo de andares não se cruzem, com independência para cada uso.
1. Situado no Tatuapé, bairro da zona leste, o Platina 220 é o edifício mais alto da cidade de São Paulo, com 172 metros de altura e 49 andares
2. Sua volumetria marcante conta um sistema de fachada ventilada composto por placas de porcelanato da Portobello, que permitiram, entre outras vantagens, a criação de um jogo dinâmico de aberturas
3. Os produtos da Portobello, aplicados em diferentes cores, também possibilitaram a diferenciação entre os diferentes volumes da torre
4. Linha Superquadra
5. Linha Superquadra
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Mais informações: ceramicsofbrazil.com
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.