País:
Estados Unidos da América
Empresa:
Vidro Real
Escritório:
Tag Front Architects
Desenvolvida pelo escritório Tag Front Architects, esta mansão de luxo localizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), apresenta-se com uma proposta modernista orgânica, com transparências que permitem a conexão entre interior e exterior. A partir da piscina curvilínea com 75 metros de extensão, que recebeu revestimentos da marca brasileira Vidro Real, também é possível ter amplas vistas para o Oceano Pacífico.
Chamada de Bel Air em referência ao bairro de alto padrão onde está implantada, em Los Angeles, Califórnia, esta mansão de 1,8 mil metros quadrados de área construída foi concebida como um refúgio luxuoso (atualmente, é avaliada como uma das mais caras do mercado local). Conta com espaços internos que se fundem aos exteriores por meio de amplas aberturas de vidro, permitindo permeabilidade visual e espacial, além de abundante luz e ventilação naturais. A fachada voltada à rua, no entanto, é mais monolítica e está mais preservada. Trata-se de um conceito que integra arquitetura, design e paisagem natural.
O projeto de arquitetura desenvolvido pelo escritório local Tag Front Architects traz uma estética modernista orgânica, com formas esculturais e geométricas, ambientes de pé-direito alto e pátios externos adjacentes que ampliam a espacialidade e os fluxos. Os espaços são fluidos e receberam revestimentos e acabamentos naturais e sofisticados, como calcário português e mármore de Calcutá.
Uma lareira flutuante faz a divisão entre as áreas de convívio no térreo. Ali também há uma grande cozinha americana e um bar. No segundo pavimento, ficam uma sala de estar, nove quartos com varandas e 13 banheiros. No subsolo, estão um cinema com 20 lugares, spa (banho turco, sauna, jacuzzi etc.), academia e uma cozinha industrial.
Jardins e espaços ao ar livre no terreno de cerca de 5,5 mil metros quadrados possibilitam uma série de atrações para entretenimento e lazer dos moradores e visitantes, como se fosse um tipo de resort privado. Destaca-se na proposta a piscina curva de borda infinita e 75 metros de extensão, que oferece vistas generosas para o entorno natural e para a cidade. Ela foi projetada com um bar, fontes de água e uma área para tomar sol. O revestimento usado integra a linha Gioia, da marca brasileira Vidro Real, que personalizou a paleta cromática do produto exclusivamente para a mansão, adicionando–o posteriormente ao seu portfólio com o nome de Gioia Bel Air.
Além do seu desenho escultórico, a piscina chama a atenção devido à escolha desse revestimento: mosaicos de vidro que permitem a captura e a refração da luz ao longo do dia. A ideia dos arquitetos foi criar uma composição que gerasse um espetáculo de cores e profundidade conforme as horas avançassem.
As nuances vão do azul cristalino ao dourado do pôr do sol. Durante o dia, a água reluz como um espelho líquido, amplificando o efeito infinito da piscina. Ao entardecer, a superfície adquire tons dourados e prateados, “dançando” com os reflexos da luz natural. O projeto de iluminação foi pensado para realçar ainda mais a profundidade e o brilho do mosaico no período da noite. Assim, a piscina, que acompanha a forma curva do terreno, torna-se um tipo de obra de arte e parte central da experiência arquitetônica.
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Mais informações: ceramicsofbrazil.com
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.