País:
Jamaica
Empresa:
Vidro Real
Escritório:
Synergy Design Studio e Island Art & Framing
A Happy Hour Villa é uma casa de veraneio de luxo localizada em Discovery Bay, na Jamaica, cujo projeto de arquitetura e interiores buscou oferecer conforto espacial aos hóspedes, além de priorizar a harmonia com a paisagem natural. A água é protagonista na proposta, que traz espelhos d’água permeando os espaços internos e uma piscina infinita com revestimentos da marca brasileira Vidro Real.
Terceira maior ilha do Caribe, a Jamaica é o cenário da Happy Hour Villa casa de veraneio de alto padrão concebida pelo Synergy Design Studio e projetada pela Island Art & Framing. O entorno paradisíaco da área de implantação, a cidade de Discovery Bay, na costa norte do país, foi a inspiração para um projeto de arquitetura e interiores contemporâneo.
A edificação de 1,2 mil metros quadrados conta com ambientes internos em total sinergia com a paisagem natural da ilha, permitindo máximo conforto e acolhimentos aos hóspedes por meio de ambientes com transições fluidas e acabamentos sofisticados, além de propícios à permanência e ao descanso. Amplidão espacial e ventilação e iluminação naturais foram prioridades.
A proposta priorizou linhas simples e materialidade nobre e natural (calcário, madeira e porcelanato), assim como criou jogos de luz e sombras e de transparência e texturas, buscando uma relação harmônica entre arquitetura, design e ambiente natural. Dentre essas escolhas, um elemento natural se destaca na casa de dois pavimentos: a água.
O protagonismo no térreo é da piscina infinita que “abraça” a frente da Happy Hour Villa, permitindo uma continuidade entre a água do mar caribenho e a vila, como se não houvesse interrupção entre o natural e o construído. Diversos espelhos d'água que permeiam os espaços internos também criam essa relação interior-exterior.
Com pé-direito duplo, a sala principal conecta os ambientes internos aos externos. A sala de jantar, por sua vez, se abre totalmente para uma varanda externa de frente ao mar. Essa amplidão espacial e relação com o exterior também acontece nos quartos do térreo, cujos terraços privados têm acesso direto às principais áreas de convivência. Servindo como elo, uma ampla área gramada conduz até a praia privada de areais brancas, a enseada para nadar ou praticar esportes e um mirante panorâmico.
No nível superior, quartos, sala de jogos, área para entretenimento e spa. O projeto tira partido das vistas livres para o mar, o céu e a densa vegetação tropical, com todos os dormitórios contando com generosos terraços e aberturas de vidro. As fachadas envidraçadas da construção reforçam essa busca pela conexão com o exterior e pela permeabilidade visual.
Elemento central da arquitetura
Protagonista do projeto, a piscina infinita, projetada na Happy Hour Villa, recebeu um revestimento sofisticado: o produto Ecoiris, da marca brasileira Vidro Real. Trata-se de um mosaico de vidro de 2,5 x 2,5 cm na cor “Azul Céu”, que capta e reflete a luz do sol e permite que a superfície cristalina acompanhe e espelhe a passagem do dia. Pela manhã, brilha em tons suaves de azul, misturando-se à paleta natural do Caribe; ao entardecer, assume matizes douradas, refletindo os raios do pôr do sol sobre a água.
Já os espelhos d’água foram revestidos pelo Mattone 7,5 x 15 cm, em um tom de azul claro (“Heron Blue”), também da Vidro Real. A escolha permitiu uniformidade estética e efeito de profundidade sutil, evocando a fluidez do próprio oceano. Os produtos, portanto, foram aliados da arquitetura no conceito de conexão com a natureza, mas também de permitir experiências sensoriais e visuais aos hóspedes.
Foto 1. A Happy Hour Villa é uma casa de veraneio concebida pelo Synergy Design Studio e projetada pela Island Art & Framing em Discovery Bay, Jamaica
Foto 2. A água é o elemento central do projeto de arquitetura e interiores, remetendo ao mar caribenho que fica em frente à edificação
Foto 3. Uma piscina infinita permite a sensação de continuidade em relação ao entorno paradisíaco
Foto 4. O produto Ecoiris na cor “Azul Céu”, da marca brasileira Vidro Real, capta e reflete a luz do sol
Foto 5. Os espelhos d´água que permeiam a casa também receberam um produto da marca brasileira de revestimentos: o Mattone na cor “Heron Blue”
Foto 6. Ecoiris, na cor Azul Céu
Foto 7. Mattone, na cor Heron Blue
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Mais informações: ceramicsofbrazil.com
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.