ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Villagres: exportando inovação há mais de 30 anos

País:

Brasil

Empresa:

Villagres

Escritório:

Fundada em 1994 no município de Santa Gertrudes, em São Paulo, a Villagres integra um grupo familiar com mais de 100 anos de existência. Com a inovação em sua essência, a empresa atualmente dedica-se exclusivamente à produção de porcelanato via úmida, desenvolvendo produtos versáteis para venda interna e exportação para diversos países.

Em 1922, os irmãos João, Maurício, Segundo e José, filhos do imigrante italiano Carlos Buschinelli, fundaram a empresa cerâmica de telhas francesas Carlos Buschinelli & Filhos. Com o passar do tempo, os negócios da família foram sendo atualizados. Neste tempo, ocorreram algumas divisões societárias, e em 1994 João Aparecido Buschinelli, neto de Carlo Buschinelli, fundou a Cerâmica Villagres com seu núcleo familiar. 

Durante todas essas décadas, a empresa sempre priorizou a inovação e se adequou às demandas do mercado: produziu telhas por 50 anos; seguiu para produtos extrudados, como a lajota colonial; passou pelos pisos cerâmicos prensados até chegar aos porcelanatos a partir de 2007.

A marca credita o seu sucesso ao longo de todos esses anos à sua estratégia empresarial definida e tecnologia de última geração. Os produtos são pensados para atender aos mais variados ambientes com excelência, eficiência e estética

Segundo Decio Scartezini, gerente de Exportação da Villagres, a empresa foi pioneira em ações comerciais no mercado brasileiro, sendo a primeira a produzir porcelanato via úmida na cidade de Santa Gertrudes em 2007 e a investir nos grandes formatos.

Ele explica que, assim como grande parte das empresas do setor, a Villagres tem crescido muito desde 2010. Investimentos foram realizados nos últimos 7 anos para a criação de soluções diferenciadas, pensando na proposta de valorização da marca, seja no Brasil ou no exterior, por meio de arquitetos e especificadores.

Exportando inovação

A Villagres considera a exportação um canal estratégico. Iniciou sua inserção no mercado externo há mais de 35 anos, a princípio em países da América do Sul e nos Estados Unidos. Apesar de definir estratégias específicas de acordo com a cultura de cada país, não há diferenciação no desenvolvimento dos produtos: “Os mesmos produtos vendidos aqui são vendidos no exterior, sem nenhuma alteração”, ressalta Scartezini. Os clientes estrangeiros têm, no entanto, predileção pelos tamanhos quadrados e texturas polidas brilhantes.

Os certificados internacionais de qualidade permitem à empresa exportar suas soluções para todo o mundo, sem que seja impossibilitada por requisitos técnicos. “No que diz respeito a barreiras comerciais, felizmente o Brasil não sofre muito, conseguimos controlar nos momentos em que ocorreu. O grande problema, sem dúvida, é o gargalo logístico, tanto no operacional dos portos quanto nas dificuldades impostas pelos armadores em relação aos fretes”, comenta.

Atualmente, outras questões que se apresentam são a rapidez com que a direção dos negócios muda, seja devido aos interesses dos países ou dos próprios clientes, e a negociação baseada unicamente em preços. “É difícil concorrer com países como a Índia, por exemplo, que praticam preços muito menores do que os de quase todo mundo”, explica o gerente de Exportação.

Nos últimos 6 anos, a produção destinada ao mercado externo tem se mantido em torno de 15% em faturamento ou em metros quadrados. A projeção da Villagres para a exportação em 2025 é de um crescimento de 10%. O principal benefício da internacionalização, de acordo com Scartezini, é a diversificação dos negócios, ou seja, não depender apenas de um canal de comercialização. Há ainda outras vantagens relacionadas ao financeiro e ao rating da empresa: “Toda empresa que atua no Comex tem um melhor rating junto a bancos, ao BNDES, além disso, tendo a parte financeira bem trabalhada é possível utilizar a flutuação cambial com ganhos extras”, explica.  

Para ele, as parcerias e feiras no exterior são essenciais para a internacionalização, no entanto, é preciso novas atualizações e novos modelos para que o Brasil possa figurar em locais estratégicos e melhorar sua reputação no setor de revestimentos internacional.

Clique na imagem para ampliar
No items found.

01_Revestimento Lombardia Silver 

02_ Revestimento Lombardia Silver

03_ Revestimento Matera Avório

04_ Revestimento Matera Avório

05_ Revestimento Palazzo Ducale Bianco

06_ Revestimento Palazzo Ducale Bianco

07_ Revestimento Pietra di Merapi

08_ Revestimento Pietra di Merapi

Sobre o Projeto Ceramics of Brazil

Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.

Mais informações: ceramicsofbrazil.com

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Company logoCompany logo