9ª edição do World Production and Consumption of Ceramic Tiles

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Apesar das expectativas negativas causadas pela pandemia de Covid-19, os números da produção global e do consumo aumentaram em 2020, depois de dois anos de queda. Com os negócios afetados pela emergência sanitária e a consequente desaceleração do comércio internacional, transporte e logística, viu-se queda nas exportações e importações.

Os números finais de 2020 trazem um inesperado crescimento tanto na produção (+1.6%) quanto no consumo (+2.3%). O comércio internacional, por sua vez, registrou declínio (-2.1%). A Ásia continua sendo o maior produtor e consumidor de cerâmica para revestimento, representando mais de 70% do comercio de cerâmica mundial.

As taxas de crescimento mais interessantes estão em países não pertencentes à UE, com um aumento de dois dígitos, superior a +11% em termos de produção, consumo e exportações. Se considerarmos o mercado em termos de valor, os países europeus se destacam no ranking: a Itália ainda é a líder mundial em exportação, mesmo tendo retração de 1,8% em relação a 2019, enquanto a Espanha ocupa o terceiro lugar. Alemanha e França (superadas apenas por Estados Unidos, cuja demanda está diminuindo) permanecem no pódio dos principais países importadores (em valor).

Esta nona edição do relatório (ano 2021) traz um panorama aprofundado da situação atual e da evolução da indústria nos últimos dez anos. A Anfacer disponibiliza aos seus associados, através deste estudo, realizado atualmente pela MECS – Manufacturing Economic Studies, uma base de informações que permita o melhor planejamento estratégico para a indústria.

Produção Mundial por Área Geográfica (2020)
Consumo Mundial por Área Geográfica (2020)
Expor tação Mundial por Área Geográfica (2020)

Caso tenha interesse em receber o documento entre em contato através do e-mail: priscila@anfacer.org.br

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio