O dia 3 de setembro marcou a abertura da agenda oficial da delegação brasileira.
A Anfacer participou, nesta quarta-feira (3), do primeiro dia da missão empresarial brasileira em Washington (EUA), organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A comitiva reúne cerca de 130 empresários e representantes de associações setoriais, com o objetivo de defender os interesses da indústria nacional em reuniões com autoridades americanas.
O setor cerâmico brasileiro atua ativamente para pleitear a exclusão dos produtos cerâmicos da nova lista de tarifas impostas pelos Estados Unidos, destacando a importância da competitividade internacional e do equilíbrio nas relações comerciais bilaterais.
Entre os compromissos do dia, destacaram-se: a apresentação da estratégia de atuação da indústria brasileira e a audiência pública sobre a Seção 301. Na argumentação no painel “Defesa Comercial e Tarifas”, a Anfacer defendeu a exclusão dos produtos cerâmicos da nova lista de tarifas impostas pelo governo americano. A entidade alertou sobre os impactos negativos dessas medidas para a cadeia de suprimento e os consumidores norte-americanos e reforçou o papel do Brasil como fornecedor confiável, eficiente e estratégico para o setor da construção civil nos EUA.