ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano

Central do Assentador
Radar da Construção
Anfacer +Sustentável
Exportação
Mulheres na Indústria Cerâmica

Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.

Em 2024, as importações de revestimentos cerâmicos representaram cerca de 70% do consumo total nos Estados Unidos. Os principais países fornecedores são: Espanha, Itália, México, Índia,Brasil e Turquia. O Brasil responde por aproximadamente 9% desse volume.

A produção doméstica norte-americana atende apenas 30% da demanda interna, sendo insuficiente para suprir todo o mercado — especialmente no caso de produtos especializados, com foco em design e inovação.

Para o Brasil, os Estados Unidos são o principal destino das exportações de revestimentos cerâmicos, representando cerca de 25% do total exportado em valor. Entre janeiro e maio de2025, mais de 5.750 contêineres com revestimentos cerâmicos brasileiros foram enviados ao país. No entanto, após o anúncio das tarifas adicionais, estima-se que mais de 1.200 contêineres deixaram de ser embarcados, resultando em perdas superiores a US$ 9 milhões.

 

Tarifas devem encarecer a construção nos EUA

 A expectativa é que as tarifas tenham impactos diretos no mercado interno dos Estados Unidos. A elevação dos custos no atacado deverá refletir nos preços ao consumidor final, com possível redução da variedade de produtos disponíveis. Isso se deve ao fato de que muitos modelos, tamanhos e acabamentos não são fabricados localmente — como os porcelanatos de grandes formatos, superfícies polidas ou texturizadas e revestimentos decorativos de parede.

A alta dos preços dos revestimentos tende a elevar os custos das obras, afetando especialmente reformas de cozinhas e banheiros, além de construções multifamiliares, com destaque para projetos de habitação popular.

Diante desse cenário, a Anfacer reforça a importância de que os revestimentos cerâmicos brasileiros sejam incluídos na lista de isenção das tarifas adicionais impostas pelos EUA. Essa medida é essencial para garantir o fornecimento contínuo ao mercado americano, com produtos de alta qualidade, design diferenciado e preços competitivos.

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias