Anfacer apoia evento do projeto Construa Brasil

Iniciativa Anfacer + Sustentável

A Anfacer(Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) esteve presente em Brasília, na terça-feira, 26/04,para participar do evento de lançamento do projeto Projeto Construa Brasil. Na ocasião, Anderson Vieira, consultor de qualidade e sustentabilidade da Anfacer representou a associação.

O Projeto Construa Brasil busca melhorar o ambiente de negócios do setor da Construção Civil e incentivar a modernização das empresas. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME). A medida é resultado da celebração do Termo de Colaboração entre a Sepec e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti).

O projeto possui nove metas e 31 submetas, sendo oito delas já em andamento, estruturadas em três pilares: Desburocratização, Digitalização e Industrialização da Construção Civil. Entre os produtos desenvolvidos estão os Guias Orientativos de Boas Práticas para Código de Obras e Edificações e de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção, além de cursos EAD de capacitação do Building Information Modeling (BIM) no Brasil.

Para acompanhar as transformações tecnológicas e digitalizar o setor, o projeto possui diversas metas para disseminar a utilização do BIM no Brasil. Já para a industrialização, o projeto busca incentivar a coordenação modular e o desenvolvimento do setor.

Durante o evento também foi lançado o site do Projeto Construa Brasil, onde todos os produtos derivados das metas estabelecidas estarão disponíveis, de modo a dar transparência à atuação do Ministério da Economia e dos demais parceiros.

 

Conheça as metas do Projeto Construa Brasil e os produtos desenvolvidos:

·        Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE)

·        Melhoria do Processo de Concessão de Alvará para Construção

·        Difundir o BIM e seus Benefícios

·        Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para a Adoção do BIM  

·        Criar Condições Favoráveis para o Investimento Público e Privado em BIM

·        Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM

·        Identificar e Adequar o Regulamento Técnico para Incentivo à Coordenação Modular

·        Incentivo à Construção Industrializada

 

Sobreo BIM

O BIM(Modelagem de Informação da Construção) é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Pode ser usado durante todo o ciclo de vida da obra – desde a concepção do projeto até o acompanhamento e controle pós-obra –, além de ser viável na realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.

 

A utilização do BIM aprimora muitas práticas do setor da Construção e traz diversos benefícios como a redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle, aumento de produtividade, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados nas obras.

Conheça o site do Projeto Construa Brasil:

https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/ambiente-de-negocios/competitividade-industrial/construa-brasil

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio