Anfacer apresenta resultados do Censo 4.0 do setor

Iniciativa Anfacer + Sustentável

A Anfacer, em parceria com o SENAI-SC, realizou ao longo do primeiro semestre deste ano, uma ampla pesquisa sobre a maturidade da indústria 4.0 no setor cerâmico.

O estudo mediu o grau de adoção de tecnologias digitais e de inovação no setor produtivo das empresas.  

Esse índice foi divulgado através de um workshop ministrado por Nilton Bendini, consultor de empresas do SENAI-SC, em 19 de setembro. Na ocasião, Bendini apresentou os principais desafios e oportunidades para o avanço da indústria 4.0.   

Hoje o setor cerâmico encontra-se num período de transição entre a indústria 3.0 e 4.0. O objetivo do relatório é permitir que cada empresa possa fazer um diagnóstico próprio e a partir dele planejar e investir, de forma a gerar valor e aumentar a competividade na indústria.

A próxima etapa deste projeto envolve uma análise mais ampla de toda a indústria do país, que será realizada em colaboração com a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

"Conhecer sua indústria traz eficiência de processo, redução de custo e aumento da competitividade, além de contribuir para melhorar a relação do setor com o mercado", avalia Anderson Vieira, gestor de Qualidade e Sustentabilidade da Anfacer.

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio