O posicionamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) acerca das perspectivas em relação ao preço do gás no longo prazo foi destaque no AE Energia, produto da Agência Estado voltado para este mercado
O posicionamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) acerca das perspectivas em relação ao preço do gás no longo prazo foi destaque no AE Energia, produto da Agência Estado voltado para este mercado.
A reportagem buscou esclarecer como a nova lei do gás poderá contribuir para o desenvolvimento de diversos setores brasileiros, incluindo o de cerâmica. A expectativa é de que a medida traga queda no custo da molécula e maior competitividade para a indústria, ampliando a produção e atraindo novos investimentos.
Na reportagem, o presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Benjamin Ferreira Neto, explica que indústria de cerâmica, que tem no insumo cerca de 30% de seus custos, dependendo do processo utilizado, estima que o impacto da nova lei deverá acontecer em dois anos, período estimado para sua regulamentação.
Ao AE Energia, Ferreira Neto compartilhou sua visão em relação a possibilidade de se buscar supridores alternativos que possam oferecer soluções de fornecimento mais vantajosa para a indústria: "Enquanto as informações não forem tão claras, e for possível realmente ter acesso à infraestrutura básica, não há possibilidade de indústria como a nossa fazer um contrato com novo supridor em função dessa incerteza ou da impossibilidade de saber ao certo se o gás vai chegar até nós através desse novo supridor", disse.
O setor vive um momento de expansão no país, devido à crescente demanda por materiais cerâmicos em função das reformas estimuladas durante a pandemia. "Hoje o setor já trabalha com 100% da capacidade e com investimentos sendo previstos em função dessa dinâmica, mas com certeza a redução no preço do gás impacta não só o resultado que pode ter aqui dentro, mas, principalmente, na competitividade no mercado internacional", disse o presidente.
O Brasil é o terceiro maior produtor e segundo maior consumidor, mas apenas o sexto maior exportador. "Dentro dessa dinâmica a gente imagina que na hora que isso (a redução do preço do gás) puder acontecer, com os investimentos que já estão ocorrendo no setor, temos a possibilidade de incomodar a Índia como segundo maior produtor, posição que já foi nossa, e dobrar as exportações", explicou Ferreira Neto ao veículo.
A Anfacer prevê um crescimento da produção nacional de 1,2 bilhão de metros quadrados por ano para 1,3 bilhão de metros quadrados por ano. Do volume atual, quase 10% é exportado e o planejamento é dobrar as exportações em até dez anos.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.