A ANFACER ganhou destaque no Boletim de Noticias da Apex-Brasil por conta da noticia sobre a Rodada de Negócios com compradores da África.
A ANFACER ganhou destaque no Boletim de Noticias da Apex-Brasil por conta da Rodada de Negócios com compradores da África, realizada no último mês de dezembro. Confira a matéria abaixo publicada pela Apex-Brasil:
A ANFACER realizou entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro uma Rodada de Negócios Online com foco no mercado africano. A ação é parte do projeto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e as reuniões foram realizadas através de vídeo conferência online ao longo dessas duas semanas.
Os países com foco do evento são os 15 principais importadores de cerâmica da África: África do Sul, Marrocos, Gana, Costa do Marfim, Quênia, Moçambique, Ilhas Maurício, Etiópia, Madagascar, Senegal, Zâmbia, Botswana, Namíbia, Tanzânia e Nigéria.
O continente africano tem passado por um período de estabilização institucional desde os anos 90, abrindo oportunidades para investimento internacional. Juntamente com produção de commodities, os setores de infraestrutura e construção civil são dois dos carros-chefes da economia africana e uma oportunidade de atuação para as empresas brasileiras, apesar de algumas dificuldades logísticas que ainda persistem.
O continente também apresenta espaço para a indústria brasileira. Como exemplo, as trocas comerciais cresceram de R$ 4 bilhões em 2000 para R$ 20 bilhões em 2010, um crescimento bastante significativo, apesar de ter apresentado desaceleração nos últimos anos. O principal desafio, especialmente para a indústria cerâmica, é a presença da China no continente. Por isso, é importante apresentar o diferencial do produto nacional em relação ao produto chinês e as características mais marcantes do design brasileiro.
Os associados da ANFACER que participaram são: CERAMICA STRUFALDI LTDA, GRUPO CRISTOFOLETTI, LUME CERAMICA LTDA, Angelgres Revestimentos Ceramicos Ltda, Gail Ceramica LTD, ITAGRES PORCELAIN TILES, TECNOGRES REVESTIMENTOS CERAMICOS LTDA, Duratex S.A., Ceramica Ramos Ltda, Ceramica Elizabeth Sul Ltda, Portobello S.A., GRUPO CEDASA, Pointer – PBG S.A., Delta Industria Ceramica, Lorenzetti SA IBE, Vidro Real, Cerâmica Carmelo Fior, GRUPO CEJATEL, Cerâmica e Velas de Ignição NGK Brasil Ltda, Gabriella Revestimentos Cerâmicos Ltda e CERAMICA VILLAGRES LTDA .
Fundada em 1984, a ANFACER representa institucionalmente a indústria brasileira de cerâmica promovendo seu desenvolvimento, competitividade e ampliação de mercado para seus produtos. A missão da entidade é exercer a capacidade institucional de representatividade da indústria cerâmica nacional, visando alavancar a competitividade e ampliar mercados para o setor, contribuindo com o esforço de desenvolvimento do país.
Sobre o Projeto Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Sobre a Agência Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.