ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Anfacer marca presença em missão estratégica que reforça laços comerciais entre Brasil e México

Exportação

Comitiva liderada por Geraldo Alckmin buscou ampliar exportações e reforçar a presença brasileira no mercado mexicano.

A Anfacer integrou a missão empresarial ao México realizada entre os dias 26 e 28 de agosto de 2025, iniciativa organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A missão foi liderada pelo vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e reuniu representantes de entidades empresariais e setores estratégicos da economia nacional.

Durante os três dias de agenda, a Anfacer participou da programação institucional, com foco na identificação de oportunidades para o setor de revestimentos cerâmicos, segmento em que o Brasil se destaca internacionalmente por sua qualidade, inovação e sustentabilidade. A agenda incluiu painéis, além de visitas técnicas e encontros de alinhamento com representantes do governo brasileiro e das entidades parceiras.

A missão, também resultou na assinatura de acordos de intenção e cooperação entre os países. Esses compromissos reforçam o ambiente de confiança mútua e estabelecem bases para parcerias futuras.  

A participação da Anfacer na missão ao México integra a estratégia de internacionalização do setor e reforça a atuação da entidade na promoção global da cerâmica brasileira como referência em design, tecnologia e competitividade.

Reunião do vice-presidente Geraldo Alckmin com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, representa o passo inicial da ampliação dos acordos vigentes de comércio exterior e investimentos recíprocos. Foto: MDIC

COMITIVA

A comitiva que acompanhou Alckmin foi composta pelos ministros Fávaro e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além da secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura. Participaram ainda os presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana; da Conab, Edegar Pretto; o diretor-presidente substituto da Anvisa, Rômison Mota; e representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e Instituto Butantan; da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mais de 100 empresários.

Acesse aqui:

Declaração conjunta para o seguimento da implementação do processo de revisão e atualização dos acordos comerciais e de investimento

Com informações: MDIC e ApexBrasil/ Créditos fotos: MDIC

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Radar da Construção
Vendas de imóveis avançam 5,4% no primeiro semestre e MCMV registra participação recorde

Indicadores Imobiliários Nacionais referentes ao segundo trimestre de 2026, foram apresentados pela CNIC, nesta segunda-feira (24).

Agenda
Anfacer participa da cerimônia de posse do novo presidente da CBIC, em Brasília

Eduardo Aroeira assume a presidência da entidade para a gestão de 2026–2029.

Setor
Anfacer e ANAMACO fortalecem diálogo entre indústria cerâmica e varejo

Encontro reuniu representantes das entidades para discutir pautas de interesse do setor.