Entidade manifesta grande preocupação com o anúncio das novas medidas tarifarias e defende diplomacia nas relações comerciais.
Entre os dias 21 a 23 de novembro, aconteceram as reuniões do Comitê Técnico para Placas Cerâmicas no âmbito da ISO (Organização Internacional de Normalização – ISO na sigla em inglês), na cidade de Ílhavo, situada ao norte de Portugal. O evento foi organizado pela secretaria executiva do Comitê com o apoio local da APICER - Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica (www.apicer.pt).
Estiveram presentes as delegações técnicas de 21 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Malásia, Marrocos, México, Noruega, Portugal, República Tcheca, Reino Unido e Turquia.
A programação da reunião contou com discussões, trocas de informações técnicas e o desenvolvimento nos seguintes temas:
A delegação brasileira foi liderada pela Superintendente do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), Ana Paula Margarido, e contou com a participação do Assessor Marcos Murilo também do CCB; Alaís Coluchi, Consultora de Relações Internacionais na ANFACER; Angela Waterkemper, Gerente da Garantia da Qualidade no Grupo Mohawk Brasil; e de Luís Goeldner, Coordenador de Garantia da Qualidade no Grupo INCEPA.
Ao final das reuniões, todos os participantes reconheceram e agradeceram toda a dedicação do americano Dr. John P. Sander, que deixa o Comitê em 2025 para cuidar de assuntos pessoais.
Durante os 22 anos em que atuou como Secretário Geral deste Comitê Técnico, o Dr. Sanders facilitou o desenvolvimento de agendas, registro de atas, organização de plenárias, cumprimento de prazos - tanto da secretaria quanto de todos os coordenadores de trabalhos-, garantiu conformidade com Diretivas ISO e sustentou a conectividade do Comitê durante o período de pandemia. Por meio de seus esforços e orientações ajudou significativamente no desenvolvimento de consenso internacional, tudo isso como voluntário enquanto mantinha sua carreira na Universidade de Clemson (EUA).