Anfacer participa de Assembleia Geral do Centro Cerâmico do Brasil
A Anfacer participou da Assembleia Geral Ordinária do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), nesta última quinta-feira, 22 de maio, em Santa Gertrudes, no interior de São Paulo.
A reunião abordou pautas como eleições de membros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo; Alteração de Estatuto; Prestação de Contas e Relatório de Atividades de 2024 e também o Planejamento para 2025.
Em relação ao estatuto, o debate focou em atualizá-lo frente às atividades atuais do CCB, mas principalmente em relação às ações futuras sobre sustentabilidade, descarbonização e inovação da produção cerâmica. A proposta do novo estatuto foi aprovada por unanimidade.
O Relatório de Atividades do CCB de 2024 relatou a expansão do escopo de atuação da entidade, que inaugurou três novos laboratórios: louças sanitárias, pisos vinílicos e análise de particulados atmosféricos. A equipe altamente qualificada do CCB elaborou e submeteu dois novos grandes projetos à FAPESP e FINEP, sobre economia circular e a sustentabilidade do produto. Além disso, em 2024, a entidade fechou parcerias com as melhores universidades de São Paulo para o desenvolvimento desses projetos.
E por fim, o planejamento para 2025 é focado em temas atuais de sustentabilidade e eficiência energética. Os novos laboratórios entram em funcionamento este ano e as pesquisas começam a dar os primeiros resultados, além, claro, dos mais de 2 mil ensaios de produtos que o órgão já realiza, consolidando o CCB como o maior centro de informações, pesquisa e inovação cerâmica da América Latina.
A profissional Alaís Coluchi, consultora de Relações Internacionais da Anfacer, participou da reunião, representando a associação. A seguir, confira os registros do evento.