Capacitações realizadas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina reuniram profissionais do setor e reforçaram o compromisso da iniciativa com a disseminação de conhecimento técnico.

Maurício Borges, presidente executivo da Anfacer, esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 20 de março, para o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria da Construção e Mineração Sustentável, proposta e coordenada pelo deputado Itamar Borges (MDB). O evento reuniu representantes do setor para discutir políticas públicas.
O objetivo da Frente é melhorar a legislação, promover mudanças no setor privado e público, e buscar mais previsibilidade e segurança jurídica, além de simplificar o licenciamento.
Entre os presentes, Newton Cavalieri, presidente do Departamento da Indústria da Construção e Mineração da FIESP, destacou a importância do setor na geração de empregos e a necessidade de capacitação de mão de obra. Carlos Eduardo Auricchio, da Anepac, ressaltou os potenciais da mineração de agregados em São Paulo e a importância de políticas públicas voltadas para o setor.
Thomaz Toledo, da Cetesb, defendeu a importância da regulação para impulsionar investimentos, enquanto Marisa Barros, subsecretária de Logística e Mineração, reforçou que o licenciamento ambiental deve ser visto como ferramenta de mineração sustentável. Ela também mencionou o Cadastro Estadual (CAD Minério) para combater a mineração ilegal.
Capacitações realizadas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina reuniram profissionais do setor e reforçaram o compromisso da iniciativa com a disseminação de conhecimento técnico.
O encontro apresentou ao setor os avanços da ampliação do Selo da Qualidade da Cerâmica e do Porcelanato para o varejo, com destaque para a identificação dos produtos por QR Code e o fortalecimento da rastreabilidade das informações.
Consumidores e profissionais do setor poderão verificar diretamente na loja, por meio de um QR Code, se a cerâmica ou o porcelanato atende aos critérios técnicos do Programa Setorial da Qualidade (PSQ).