ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Anfacer participa do "Seminário Internacional: Arquitetando com Cerâmica"

Evento foi realizado durante a XV edição do Prêmio Internacional TILE Brasil no dia 28 de novembro, no MIS, em São Paulo.

A XV edição do Prêmio Internacional TILE Brasil, realizada no dia 28 de novembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, contou com a participação de diferentes profissionais da arquitetura e construção.

Além de premiar os melhores projetos brasileiros com o uso do revestimento cerâmico, os participantes acompanharam o Seminário Internacional “Arquitetando com Cerâmica”, com diferentes nomes do segmento falando sobre o uso do material em projetos de arquitetura e de interiores. 

No início dos trabalhos, Lazzaro Menasce, Publisher de TILE Brasil, convidou Sérgio Magalhães, Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), para juntos fazerem uma homenagem a Geraldo Ricciardi, da Cerâmica Atlas, falecido recentemente, um nome de grande relevância no setor.

Em seguida, Sérgio Magalhães falou sobre o potencial da indústria cerâmica brasileira e sua posição de destaque no mundo, ressaltando a iniciativa da revista TILE Brasil em ser a primeira a valorizar o trabalho do arquiteto com o uso da cerâmica.

Sérgio Magalhães, Presidente do Conselho de Administração da Anfacer, durante discurso de abertura.

Em seguida, Mateus Castro, Gerente de Marketing da Quartzolit, apresentou as novidades da marca, em especial os adesivos para revestimentos cerâmicos, dando segurança técnica e estética aos projetos arquitetônicos. 

A CEO do Comité Brasileiro de Cores, Elizabeth Wey, também marcou presença e falou sobre “Como nascem as Cores do Ano”, abordando sobre a captação de tendências do mundo da moda, arquitetura e várias indústrias, abordando a ligação com os 6 biomas brasileiros. Uma apresentação muito enriquecedora.

Em palestra por vídeo, a Tile Consultant, Art Director, Founder de Infinite Possibilità, Cristina Faedi, apresentou as tendências de 2025 vistas na Cersaie, uma das mais importantes feiras do setor de cerâmicas e revestimentos, numa interessante ligação com os jogos olímpicos realizados neste ano.

A apresentação dela pode ser vista neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=8X13BwXEESQ 

Mesa Redonda

Além das palestras, o Seminário ‘Arquitetando com Cerâmica’ teve mesa redonda de debates com o tema “Especificação & Assentamento de Grandes Lastras”. 

Tendência mundial, as grandes lastras de porcelanato estão se popularizando, no entanto, especificar corretamente e encontrar mão de obra especializada para a aplicação é uma preocupação dos especificadores e das revendas. Participaram do debate: Anderson Vieira, Gestor da Central do Assentador da Anfacer, Carla Feola, Gerente de Engenharia da Portobello SP, Mateus Castro, Gerente Marketing de Produtos da Quartzolit, Maria Ruggieri, Arquiteta e Urbanista, Débora Amâncio, Gerente Geral Comercial do Ibiza Group, Júlio César de Carvalho, Gerente de Sistemas Construtivos do CCB, e André Albuquerque Arruda, Assentador Especialista em Grandes Formatos.

Mesa redonda contou com a participação de Anderson Vieira, consultor de Qualidade e Sustentabilidade da Anfacer.

O evento é idealizado pelo Publisher da Tile Brasil, Lazzaro Menasce, e visa estimular e fomentar o uso da cerâmica (convencional ou porcelanato) nos projetos de arquitetura e interiores.

Confira alguns momentos do evento, na galeria a seguir.

Fotos: @kleine.media

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias

Mulheres na Indústria
1º Fórum Mulheres na Indústria Cerâmica reúne mais de 100 profissionais

Primeira edição do evento, realizada pela Anfacer e Aspacer, superou expectativas ao promover um dia de desenvolvimento, conexão e protagonismo feminino no setor.

Iniciativa Anfacer + Sustentável
Central do Assentador Cerâmico participa de mais uma edição do Cersaie World Tiling Lab 2026

Este será o terceiro ano consecutivo em que o Brasil participa das oficinas

Exportação
Carmelo Fior estreia como expositora na CERSAIE 2026

Empresa brasileira participa pela primeira vez como expositora de uma das principais feiras mundiais do setor de revestimentos, por meio do projeto Ceramics of Brazil.