A ANFACER cumpriu agenda em Brasília nesta semana com ministros do governo Michel Temer para tratar de temas de interesse do setor cerâmico.
A ANFACER cumpriu agenda em Brasília nesta semana com ministros do governo Michel Temer para tratar de temas de interesse do setor cerâmico. A pauta do Superintendente, Antonio Carlos Kieling, tinha como foco a discussão de medidas para estimular a retomada de crescimento da indústria da construção civil e ações alinhadas à estratégia do setor cerâmico, dos próximos anos, que é focar no mercado externo, construindo uma cultura de exportação sustentável. No encontro da ANFACER com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, foi apresentado o primeiro programa social da gestão Temer.
A iniciativa intitulada de Cheque Reforma prevê liberação de crédito para famílias com renda de até três salários mínimos para a compra de materiais de construção para reforma de moradias diminuindo o déficit de qualidade habitacional. Nesse encontro, o Superintendente da ANFACER esteve acompanhado dos presidentes da Anamaco, Abrafati e Abramat.
Na agenda com o ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira, a discussão foi concentrada nos temas ligados ao mercado internacional. Foi debatido o Programa Reintegra, que prevê a devolução de crédito aos exportadores, importante instrumento de competitividade para o incremento das exportações. Outro item da pauta foi medidas de simplificação e desburocratização dos processos orientados ao mercado externo, logística e entraves portuários. Igualmente, foi abordado o programa de convergência regulatória com os Estados Unidos.
Na pauta com o Ministro das Relações Exteriores, José Serra, a agenda foi estratégica. Foram tratados temas como o câmbio, financiamento das exportações, seguro, competitividade e infraestrutura, bem como o programa setorial de exportação e o aumento esperado pelo setor cerâmico das vendas externas na tentativa de compensar a queda do mercado interno.
Na conversa com Serra, além da ANFACER estavam presentes os Presidentes da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) - José Agusto de Castro da qual o Superintendente Antonio Carlos Kieling é diretor; o Diretor da Fiat Chrysler Automóveis do Brasil - Antonio Martins Mello; e Presidente da CNI - Robson Braga de Andrade.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.