ApexBrasil visita setor cerâmico durante a feira Expo Revestir

Iniciativa Anfacer + Sustentável

A Gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, junto à gestora de projetos setoriais, Clarissa Franco e Marcos Moura, analista de prestação de contas, estiveram na Expo Revestir 2022, visitando os estandes de cerâmica participantes do Projeto Ceramics of Brazil.

A equipe conheceu as novidades do setor cerâmico nacional, que hoje é o 3º maior produtor e o 7º maior exportador do mundo, com vendas para mais de 110 nações.

Durante a visita, Maria Paula Velloso enfatizou a importância da realização de projetos compradores durante as feiras, como é ocaso da Expo Revestir, potencializando os encontros de negócios na melhor plataforma que existe. Nesta edição o Projeto Comprador trouxe para a feira 13compradores internacionais e um jornalista dos mercados-alvos do Ceramics ofBrazil (África do Sul, Colômbia, Costa Rica, EUA, Líbano, Moçambique e Panamá)

A executiva também destacou a parceria de mais de 20 anos, entre a ApexBrasil e a Anfacer, através do Projeto Ceramics of Brazil, e os novos desafios em como expandir os mercados de atuação e aumentar ainda mais o índice de adesão ao projeto para que novas empresas tenham a exportação como estratégia de negócio.

Já a gestora de projetos setoriais Clarissa Franco afirmou que é fundamental entender o setor, seus desafios e planejar as iniciativas de acordo com os diferentes níveis de maturidade das empresas em relação à exportação. “É preciso que haja uma cultura de exportação dentro da empresa. A escolha e a adequação do produto, as certificações e a preferência do consumidor local são fatores que devem ser levados em conta”.

Participaram da ação 39 associados da Anfacer: Alfagres, Angelgres, Carmelo Fior, Cejatel, Ceusa, Deca, Delta, Eliane,Cerâmica Elizabeth, Embramaco, Formigres, Gabriella, Grupo Almeida, GrupoCedasa, Grupo Ceral, Grupo Cristofoletti, Grupo Incopisos, Grupo Rocha,Incefra, Incepa, Itagrês, Japi, Karina Pisos, Lepri, Lorenzetti, Lume, Manufatti, Nina Martinelli, Pamesa, Pierini, Pointer, Portinari, PortoFerreira, PBG, Roca, Cerâmica Savane, Cerâmica Strufaldi, Tecnogres eVillagres.

Exportações

O Brasil é o 7º maior exportador do mundo, com vendas para mais de 110 nações. Em 2021 o volume das exportações brasileiras foi de 130,3 milhões de metros quadrados, equivalente ao faturamento de US$ 488,1 milhões.

As exportações brasileiras tiveram como principais destinos: América do Sul (50,8%), América do Norte (24,6%),América Central (19,9%) e Europa (2%).

Sobre o Projeto Ceramics of Brazil

Criado em2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.  

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a Apex Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Maisinformações:ceramicsofbrazil@anfacer.org.br

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio