ANFACER • Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Brasil lidera em número de empresas cerâmicas entre os principais produtores mundiais

Central do Assentador
Radar da Construção
Anfacer +Sustentável
Exportação
Mulheres na Indústria Cerâmica

Quatro empresas brasileira figuram no ranking global publicado pela revista Ceramic World Review.

A Ceramic World Review publicou o ranking atualizado dos maiores produtores mundiais de revestimentos cerâmicos em volume de produção, com dados até 31 de dezembro de 2024.

A classificação foi elaborada em colaboração com a MECS, com base em informações fornecidas diretamente pelas empresas ou, em alguns casos, coletadas de fontes públicas ou estimadas.

No ranking, que lista as 26 principais fabricantes, o Brasil é o país com o maior número de empresas.  

8ª Posição - Carmelo Fior

A fabricante Carmelo Fior teve uma produção de 96,6 milhões de m² em, em suas cinco unidades fabris. A empresa possui as marcas Arielle, Cecafi, Fioranno, Idealle e Pisoforte.

13ª posição - Grupo Fragnani

O Grupo Fragnani registrou uma produção de 70,3 milhões de m².  Com três pólos produtivos, a fabricante possui as marcas Incefra, Incenor, Tecnogres, In Out, HD-Max, UP, Concept, Speciale Técnica, Design e Plus.

15ª posição - Grupo Cedasa

Foi estimado que o Grupo Cedasa teve uma produção de 60 milhões de m² em 2024. A empresa possui uma única fábrica no Brasil com as marcas Cedasa, Majopar, Vistabella e Lorenza.

18ª posição - Portobello

A Portobello possui duas fábricas no Brasil e uma nos Estados Unidos, que totalizaram uma produção de 42 milhões de m², distribuídos em três marcas: Portobello, Pointer e Portobello America.

Conheça as empresas que ocupam o Top 3 

A multinacional norte-americana Mohawk Industries se consolida na primeira posição, com a sua divisão Global Ceramics, que inclui marcas como American Olean, Dal Tile, Vitromex,Eliane, Elizabeth, Marazzi, Ragno, Emilgroup, KAI e Kerama Marazzi, com fábricas nos EUA, México, Brasil, Espanha, Itália, Polônia, Bulgária e Rússia. A produção total de revestimentos é estimada em mais de 300 milhões de m².

O grupo mexicano Lamosa ocupa a segunda posição, com uma produção efetiva de 195 milhões de m². Além de suas nove fábricas no México, a multinacional opera dez unidades na América do Sul -Argentina, Colômbia, Peru e Brasil - e duas fábricas na Espanha (Roca Tiles e Baldocer).

O terceiro maior produtor de revestimentos cerâmicos é o grupo chinês Marco Polo que em 2024 fabricou um total de 185 milhões de m² em seus quatro polos industriais na China e na fábrica da Wonder Porcelain nos EUA. Confira agora a lista completa divulgada pela Ceramic World Review no. 163/2025.

Leia o artigo completo na edição nº 163/2025 da Ceramic World Review. Clique aqui.

Foto: site Carmelo Fior

Clique na imagem para ampliar
No items found.

Últimas notícias