Criado em 1994, o Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica (World Ceramic Tiles Fórum – WCTF), reúne anualmente fabricantes de revestimentos cerâmicos de todo o mundo.
Criado em 1994, o Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica (World Ceramic Tiles Fórum – WCTF), reúne anualmente fabricantes de revestimentos cerâmicos de todo o mundo. O Fórum é uma oportunidade para discutir assuntos globais do setor, como estatísticas mundiais, tendências de mercado, ameaças e competição com outros produtos de revestimentos, formas de estimular a promoção ao uso de cerâmica, sustentabilidade, entre outros temas relevantes.
Participante de todas as edições do Fórum, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), entidade que representa a indústria cerâmica brasileira nacional e internacionalmente, promove pela terceira vez o encontro no Brasil. A edição de 2018 acontece de 7 a 10 de novembro, no Palácio Tangará, em São Paulo, e contará com a presença de representantes de diversos países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Jordânia, México, Noruega, Portugal, Quênia, Suécia, Tanzânia, Turquia e Ucrânia.
O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, ocupando a terceira posição em produção e consumo. Com base em dados levantados de janeiro a setembro de 2018, foram produzidos 590 milhões de m² para uma capacidade instalada de 794 milhões de m². As vendas totais (mercado interno + mercado externo) neste período chegam a 585,4 milhões de m², dos quais 514 milhões foram vendidos no mercado interno e 71 milhões de m² exportados. Vale destacar que a produção mundial cresceu na ordem de 85% nos últimos dez anos, sendo que a China representa mais do que a metade da oferta mundial de revestimentos cerâmicos.
“Será uma honra para o Brasil sediar, mais uma vez, esse acontecimento tão importante para a evolução da indústria cerâmica mundial. O mercado internacional como um todo aponta para uma diminuição na velocidade de expansão dos negócios. Essa desaceleração da economia, entretanto, não impedirá o contínuo avanço da indústria cerâmica no mundo, com novos players ampliando sua participação no mercado, associado à consolidação das novas tecnologias apropriadas pelo setor, bem como a crescente incorporação de conceitos de sustentabilidade”, diz Antonio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER.
Para Mauricio Borges, Diretor Geral, “a construção civil é a quinta maior indústria do Brasil, representa a 5,2% do PIB nacional e é responsável por cerca de 8 mil empregos diretos no país. Este é um momento importante para debater e traçar as futuras diretrizes, ampliar as oportunidades de negócios e fortalecer o mercado”.
Na mesma ocasião, entre os dias 12 e 14 de novembro, acontecerá a Reunião do Comitê Internacional da ISO TC 189 – Ceramic Tiles Committee. A reunião do órgão que elabora e revisa normas relacionadas ao setor cerâmico mundialmente, contará com cerca de 50 representantes dos países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, EUA, Filipinas, França, India, Inglatera, Israel, Itália, Japão, Jordânia, México, Noruega, Portugal, Quênia, Suécia e Turquia.
Na reunião da ISO, o setor cerâmico será representado por Ana Paula Menegazzo (Superintendente CCB - Centro Cerâmico do Brasil), Amanda Neme (Consultora Técnica da ANFACER) e Laura Paiva (Secretária do Comitê Brasileiro de Placas Cerâmicas para Revestimento – ANFACER). As reuniões abordarão normas do setor cerâmico relacionadas a métodos de ensaios, peças especiais de fina espessura, especificações de produtos, propriedades antimicrobacterianas das superfícies das placas cerâmicas, sustentabilidade, entre outros assuntos.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.