A Anfacer foi uma das apoiadoras institucionais do evento, cuja cerimônia foi realizada na FIESP, no último dia 02 de julho.
Promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças e Congêneres (Anfacer), a oitava edição do Brazil Ceramic Tiles Experience (BCTE) acontecerá entre 27 e 30 de junho, na Cidade do Panamá. A mostra terá produtos de 15 empresas brasileiras, que exporão seus produtos ao mercado comprador do Caribe e América Central, principalmente importadores e revendedores.
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) apoia o evento, contribuindo para a ampliação dos mercados externos de produtos cerâmicos nacionais, bem como reconhecimento e visibilidade das empresas participantes. Nos quatro dias de evento, há expectativa que mais de 60 distribuidores compareçam, participando de rodadas de negócio, palestras e ações para integrar a indústria nacional e varejistas locais.
A indústria cerâmica brasileira é a sétima maior exportadora do mundo, tendo seus principais negócios nos continentes da América do Sul (50,8%), Norte (24,6%) e Central (19,9%). Em 2021, 130,3 milhões de metros quadrados foram exportados, correspondendo a aproximadamente 13% da produção nacional.
Participarãodo BCTE as seguintes empresas: Alfagres, Angelgres, Cerbras, Carmelo Fior,Cejatel, Dexco, Eliane, Elizabeth Revestimentos, Embramaco, Itagres, KarinaPisos, Lef, Pamesa, Pointer e Villagres. Essas fabricantes demonstrarão a qualidade e tecnologia da indústria brasileira.
Balançotrimestral
No primeiro trimestre de 2022, de acordo com a Anfacer, as exportações no setor totalizaram 31,2 milhões de metros quadrados, alta de 6,2% ante o mesmo período de 2021. No entanto, a produção geral foi de 251,1 milhões de m², com queda de2,6% em relação ao acumulado de janeiro a março do ano passado.
Ainda quanto ao trimestre, o volume de vendas derevestimento cerâmico no mercado interno apresentou 192,1 milhões de m² -redução de 13,8%. Na mesma base de comparação, comercialização total alcançou223,3 milhões de m², um recuo de 11,4%.
Serviço: Brazil CeramicTiles Experience – Oitava edição
Data: 27 a 30 de junho
Local: Cidade do Panamá, Panamá
Sobre o Projeto Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos(IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Mais informações: ceramicsofbrazil@anfacer.org.br