O encontro apresentou ao setor os avanços da ampliação do Selo da Qualidade da Cerâmica e do Porcelanato para o varejo, com destaque para a identificação dos produtos por QR Code e o fortalecimento da rastreabilidade das informações.

As cidades de Tubarão e Sangão, em Santa Catarina, receberam os primeiros eventos de capacitação e qualificação da Central do Assentador Cerâmico em 2024. Os treinamentos aconteceram nos dias 22 e 23 de fevereiro.
No primeiro dia de evento, o encontro ocorreu na Casa Ocre Acabamentos e foi dividido em dois momentos: período da manhã para os arquitetos e de tarde para os assentadores.
A arquiteta Jéssica Bett comentou sobre a importância de treinamentos para os especificadores e como as informações podem impactar em seu trabalho.
“Eu acho bem importante ter esse tipo de workshop para o especificador porque, assim como os assentadores precisam se atualizar com a nova oferta de produtos, a gente também precisa saber orientar e fiscalizar quando algo está sendo feito. A informação, nesse caso, é muito valiosa no momento em que acontece alguma intercorrência. Agora a gente sabe porque aconteceu e como isso poderia ser evitado”, finaliza.
Já no dia 23, o encontro aconteceu na sede da empresa associada Terracota Cerâmica, direcionado aos profissionais assentadores da região. Além do conteúdo teórico, a programação incluiu momentos com atividades práticas e simulações de trabalho para aprimorar ainda mais as técnicas dos profissionais participantes. Para encerrar, foi feita uma visita aos ambientes da fábrica.
Os encontros foram um sucesso e tiveram 70 participantes, entre arquitetos e assentadores, e contaram com o apoio da Anfacer, Centro Cerâmico do Brasil (CCB), Cortag Brasil e Sou Cunheiro.
“Estes foram somente os primeiros de muitos treinamentos que temos previstos para 2024. Queremos alcançar o maior número possível de profissionais em todo o país e contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento do setor ao integrar indústria, varejo, arquitetos, designer de interiores e assentadores cerâmicos, promovendo a qualificação profissional”, finaliza Anderson Vieira, consultor de Qualidade e Sustentabilidade da Anfacer e responsável pela iniciativa Central do Assentador Cerâmico.
As empresas que tiverem o interesse em promover treinamentos, podem entrar em contato com a Anfacer. Juntos, podemos construir uma agenda de capacitação e fomentar o relacionamento entre empresas, revendedoras e profissionais.
Confira alguns momentos:



O encontro apresentou ao setor os avanços da ampliação do Selo da Qualidade da Cerâmica e do Porcelanato para o varejo, com destaque para a identificação dos produtos por QR Code e o fortalecimento da rastreabilidade das informações.
Consumidores e profissionais do setor poderão verificar diretamente na loja, por meio de um QR Code, se a cerâmica ou o porcelanato atende aos critérios técnicos do Programa Setorial da Qualidade (PSQ).
Associados poderão conhecer os benefícios do selo, esclarecer dúvidas e entender como destacar produtos do PSQ no ponto de venda.