Cerâmica brasileira na Casa Brasil NY

Iniciativa Anfacer + Sustentável

De 11 a 25 de maio será realizada a mostra brasileira CASA BRASIL NOVA YORK 2022. O evento acontece em paralelo à Contemporary Furniture Fair (ICFF), maior plataforma da América do Norte para design de móveis contemporâneos. 

O objetivo da ação é promover produtos brasileiros com alto design, qualidade, sustentabilidade e inovação, além de ser uma oportunidade de aproximar empresários brasileiros dos setores de casa & construção de potenciais compradores nos EUA.

A mostra, que conta com produtos de cerca de 65 empresas, sendo dois deles do setor cerâmico, das marcas Eliane e Decortiles, enfatiza o design no cenário nacional com o tema “Brasil in Natura, terra adentro”, sob a curadoria de Natasha Schlobach.  

“Queremos promover a marca Brasil de forma que cada objeto exposto carregue em si um branding de brasilidade, que seja percebido e valorizado pelo mercado internacional. Dessa forma, apresentaremos peças que representam a diversidade através da nossa variedade de matérias primas, paisagens e culturas essencialmente brasileiras. Além disso, abriremos espaço para novas tecnologia se novos materiais na forma de designs voltados para construção de um país mais moderno, sustentável e socialmente justo”, explica Natasha.

Além da mostra estão previstas rodadas de negócios e ações de relacionamento com compradores internacionais e a imprensa. A ação é realizada pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Consulado do Brasil em Nova Iorque e as entidades setoriais ABACT, ABILUX,ABIMOVEL, ANFACER, CENTROROCHAS, IBGM.

Conheça os produtos em exposição

Eliane: amarca expõe o azulejo Esfera Verde, assinado pelo artista Zanini de Zanine,acrescentando um toque de cor, textura e singularidade ao espaço. Parte dacoleção Studio Zanini, Esfera Verde ousa no efeito tridimensional e no marcantetom de verde, sendo o destaque de uma paleta crua e simples, em que predominamtons de branco e cinza. O ponto central do azulejo é a forma arredondada, quegarante conforto visual e tátil, além de harmonizar com volumes e relevos,incorporando a atmosfera densa e rica das florestas brasileiras aos espaçosonde é inserido.

Azulejo Esfera Verde MA (15,5x15,5cm), assinado porZanini de Zanine para a Eliane. Foto: Divulgação/Eliane.

Decortiles: a marca apresenta o porcelanato artítico Patch Pólen, assinado por Calu Fontes. “Sempre me fascinaram os livros de catalogação botânica. Na escola desenhava com detalhes as vegetações, fungos, ecossistemas, microorganismos. Para a estampa das cerâmicas quis trazer esse aspecto de folha envelhecida. A cartela de cores e os desenhos são mais neutros. Ainda mais porque a coleção mistura peças lisas”, diz Calu Fontes. A designer retrata as seguintes espécies no revestimento: agulha-de-adão, falsa érica, erva doce, ranunculácea, jarrinha, olho de faisão, euphorbia e cáscara sagrada.

Porcelanato artítico Patch Pólen, assinado por CaluFontes. Foto: Divulgação/Decortiles.

Oportunidades

Além de serem a maior economia do mundo, os Estados Unidos são também grandes importadores de cerâmica brasileira. Somente no primeiro trimestre deste ano (janeiro a março) o Brasil já exportou US$ 24,15 milhões para os Estados Unidos, em revestimentos cerâmicos. 

Já no acumulado de 2021 o Brasil exportou 23,5 milhões de m² para os Estados Unidos, o equivalente a US$115,8 milhões. A América do Norte foi o segundo principal destino das exportações brasileiras no ano.

Casa Brasil NY 2022: 477Broadway/ 52 Mercer, Nova Iorque, NY 10013 – EUA.  

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio