De 8 a 11 de março o Ceramics of Brazil, projeto setorial da Anfacer em parceria com a ApexBrasil, trouxe 13 compradores internacionais e um jornalista ao país. Ao todo foram realizados mais de 220 encontros de negócios.
Sétimo maior exportador do mundo, com vendas para mais de110 nações, o setor cerâmico nacional realizou mais uma edição de sucesso do Projeto Comprador, durante a Expo Revestir, principal feira de acabamentos da América Latina.
A ação faz parte de um amplo calendário do projeto setorial Ceramics of Brazil,uma iniciativa da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove o setor e a geração de negócios no mercado internacional.
Ao todo 13 compradores, vindos da África do Sul, Colômbia, Costa Rica, Líbano, Moçambique e Panamá, conheceram lançamentos, novidades tecnológicas e realizaram222 encontros de negócios com empresários do setor cerâmico nacional. Fez parte também da comitiva a jornalista Jennifer Bardoner, editora da revista Floor Focus, dos EUA.
Participaram da ação 39 associados da Anfacer: Alfagres,Angelgres, Carmelo Fior, Cejatel, Ceusa, Deca, Delta, Eliane, CerâmicaElizabeth, Embramaco, Formigres, Gabriella, Grupo Almeida, Grupo Cedasa, GrupoCeral, Grupo Cristofoletti, Grupo Incopisos, Grupo Rocha, Incefra, Incepa,Itagrês, Japi, Karina Pisos, Lepri, Lorenzetti, Lume, Manufatti, NinaMartinelli, Pamesa, Pierini, Pointer, Portinari, Porto Ferreira, PBG, Roca,Cerâmica Savane, Cerâmica Strufaldi, Tecnogres e Villagres.
Mais que bons negócios
Entre os pontos altos da visita os compradores destacaram a grande variedade de produtos e a grande quantidade de design e inovação que encontraram na feira, atendendo as diversas demandas dos diferentes mercados.
Além dos negócios realizados durante a feira, a expectativa é que outras oportunidades comerciais surjam ao longo dos próximos12 meses, fruto destes encontros e do networking realizado na feira.
Exportações
O Brasil é 3º maior produtor e o7º maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 nações. Em 2021 o volume das exportações brasileiras foi de 130,3 milhões de metros quadrados, o equivalente ao faturamento de US$ 488,1 milhões.
As exportações brasileiras tiveram como principais destinos: América do Sul (50,8%), América do Norte (24,6%),América Central (19,9%) e Europa (2%).
Sobreo Projeto Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramicsof Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantesde Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria coma ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Sobrea ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.