Ceramics of Brazil traz 14 convidados para a feira Expo Revestir
Sétimo maior exportador do mundo, com vendas para mais de110 nações, o setor cerâmico nacional realizou mais uma edição de sucesso do Projeto Comprador, durante a Expo Revestir, principal feira de acabamentos da América Latina.
A ação faz parte de um amplo calendário do projeto setorial Ceramics of Brazil,uma iniciativa da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove o setor e a geração de negócios no mercado internacional.
Ao todo 13 compradores, vindos da África do Sul, Colômbia, Costa Rica, Líbano, Moçambique e Panamá, conheceram lançamentos, novidades tecnológicas e realizaram222 encontros de negócios com empresários do setor cerâmico nacional. Fez parte também da comitiva a jornalista Jennifer Bardoner, editora da revista Floor Focus, dos EUA.
Participaram da ação 39 associados da Anfacer: Alfagres,Angelgres, Carmelo Fior, Cejatel, Ceusa, Deca, Delta, Eliane, CerâmicaElizabeth, Embramaco, Formigres, Gabriella, Grupo Almeida, Grupo Cedasa, GrupoCeral, Grupo Cristofoletti, Grupo Incopisos, Grupo Rocha, Incefra, Incepa,Itagrês, Japi, Karina Pisos, Lepri, Lorenzetti, Lume, Manufatti, NinaMartinelli, Pamesa, Pierini, Pointer, Portinari, Porto Ferreira, PBG, Roca,Cerâmica Savane, Cerâmica Strufaldi, Tecnogres e Villagres.
Mais que bons negócios
Entre os pontos altos da visita os compradores destacaram a grande variedade de produtos e a grande quantidade de design e inovação que encontraram na feira, atendendo as diversas demandas dos diferentes mercados.
Além dos negócios realizados durante a feira, a expectativa é que outras oportunidades comerciais surjam ao longo dos próximos12 meses, fruto destes encontros e do networking realizado na feira.
Exportações
O Brasil é 3º maior produtor e o7º maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 nações. Em 2021 o volume das exportações brasileiras foi de 130,3 milhões de metros quadrados, o equivalente ao faturamento de US$ 488,1 milhões.
As exportações brasileiras tiveram como principais destinos: América do Sul (50,8%), América do Norte (24,6%),América Central (19,9%) e Europa (2%).
Sobreo Projeto Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramicsof Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantesde Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria coma ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Sobrea ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Maisinformações: ceramicsofbrazil@anfacer.org.br