Cobogó Mundaú da Portobello conquista prêmio iF Design Award 2022

Iniciativa Anfacer + Sustentável
Design e produção do Cobogó Mundaú ganha reconhecimento internacional

O Cobogó Mundaú da Portobello conquista o prêmio internacional iF Design Award 2022, na categoria Produto. O selo iF, que agora o Cobogó Mundaú possui, é sinônimo de um bom design, para consumidores e profissionais da área.

O iF é um dos mais importantes prêmios de design do mundo. Organizado na Alemanha desde 1953, todos os anos reconhece os melhores produtos de design, em diversas categorias. Um júri independente de especialistas internacionais do setor se reúne para determinar quais serão os projetos premiados.

No caso do Cobogó Mundaú, além da estética, a premiação reconheceu o processo de desenvolvimento sustentável do produto, que é composto por 62,5% da concha do Sururu, um molusco do estado de Alagoas. “Destaca-se pela orientação para a redução do impacto ambiental, a cocriação com a comunidade e a promoção da economia circular, merecendo o prêmio do júri pelo seu protagonismo em prol da sustentabilidade”, publicou o iF Design Award 2022.

O Cobogó Mundaú surgiu como uma solução sustentável para o reaproveitamento da casca do Sururu, que, sem uso prático, gerava descarte de mais de 300 toneladas por mês, causando poluição e mau cheiro na comunidade do Mundaú, em Alagoas.

“Quando o consumidor comprar um desses cobogós, estará fazendo parte desta cadeia que busca transformar esta realidade de extrema vulnerabilidade. Além de adquirir um produto único, os clientes também serão protagonistas da mudança. Por isso, enxergamos este projeto de forma tão especial, pois está muito alinhado com a forma como a Portobello expressa a sua atuação na área da sustentabilidade”, destaca Pamela Golin, gerente de Produto da Portobello.

Cocriado pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio e pelo artesão Itamacio Santos, morador da região, a peça ganhou escala industrial com o apoio da Pointer, marca de design democrático da Portobello Grupo, e distribuição nacional pelas lojas Portobello Shop.

O Cobogó Mundaú nasceu a partir da aplicação da economia circular, por meio do projeto Maceió Mais Inclusiva, que é uma iniciativa conjunta realizada pelo BIDLab e pela Prefeitura de Maceió, em parceria com Braskem, Sebrae Alagoas, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e Universidad Politécnica de Madrid, implementado pelo IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade).

Foto: Ricardo Wolf
Foto: Ricardo Wolf
Cobogó Mundaú melhora a ventilação e a luminosidade dos espaços (Projeto: Ana Paula Moreira / Foto: Alessandro Gruetzmacher)
Revestimento premiado pode ser aplicado em espaços externos e internos das residências (Projeto: Portobello S.A.)

Fonte: Archtrends Portobello https://archtrends.com/

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio