Com apoio de Gerdau e Movida, fundo financia pequenos negócios de impacto
Pequenas empresas que desenvolvem negócios de impacto, modelo que alia o lucro e a responsabilidade socioambiental, contam com uma nova opção de financiamento. Idealizado pelos movimentos Sistema B e Capitalismo Consciente, o programa CoVida20 irá oferecer empréstimos a juros menores, com prazos alongados e carência de pagamento a essas companhias.
A iniciativa conta com o apoio de Gerdau e Movida e está aberta a investidores interessados em ajudar os negócios de impacto, sem abrir mão do retorno financeiro. Desenvolvido em conjunto pela Din4amo Ventures e pela Trê Investindo Com Causa, o fundo adota o conceito de blended finance, que congrega capital de risco e filantrópico para oferecer lucro aos investidores e maior segurança aos doadores.
“O CoVida20 funciona como um hospital de campanha para pequenos negócios comprometidos com princípios de um capitalismo mais consciente e de uma nova economia”, afirma Dario Neto, diretor geral do Capitalismo Consciente. “As grandes empresas alinhadas com este novo capitalismo têm um papel fundamental para proteger e cuidar desse ecossistema de negócios de impacto”.
Estão programadas até quatro rodadas de financiamentos. A operação será feita por meio da plataforma Mova, de empréstimos diretos, conhecidos como peer-to-peer, sem intermediação bancária. Na primeira rodada, a expectativa é levantar 15 milhões de reais. Poderão pleitear financiamento empresas com até 10 milhões de reais de faturamento anual. Negócios com receita entre 360 mil e 5 milhões de reais por ano terão prioridade. As condições do financiamento são variáveis, com o prazo máximo de 60 meses, carência de até 12 meses e taxa de juros de até 0,5% ao mês.
Segundo Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B Brasil, o propósito da iniciativa vai além da ajuda assistencial. “Nosso foco é fortalecer empresas que já inovam em um modelo de negócios diferente do tradicional”, afirma. “Temos uma grande oportunidade de promover mudanças estruturais e desenvolver um novo sistema econômico, mais inclusivo, igualitário e regenerativo, para as pessoas e para o planeta”.
Além das organizações fundadoras, o programa conta com apoio do Movimento Não Demita. Também foram firmadas parcerias com as entidades Fundação Avina, Inovação em Cidadania Empresarial (ICE), SITAWI Finanças do Bem, Bemtevi e CEBDS, e as empresas Wright Capital e Grupo Gaia.
Interessados em investir ou buscar financiamento devem se cadastrar no site da iniciativa. Os recursos do programa CoVida20 podem ser utilizados em complemento a outros programas governamentais de manutenção de emprego e renda.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.