Confiança da indústria da construção segue em trajetória de avanço em agosto de 2023

Iniciativa Anfacer + Sustentável

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da construção atingiu os 56,4 pontos em agosto de 2023, com avanço de 2,7 pontos em relação ao indicador de julho. O avanço do mês é o quarto consecutivo desde abril: o índice acumulou alta de 6,4 pontos no período e se encontra 2,4 pontos acima da média histórica da série.

O crescimento da confiança do empresário industrial se deu principalmente em função do avanço do Índice de Condições Atuais, que na passagem para agosto entrou em campo positivo pela primeira vez desde dezembro de 2022, assumindo 50,9 pontos.

O Índice de Condições Atuais, por sua vez, teve seu resultado puxado pela melhora da percepção das condições atuais das empresas, que, em agosto, também registrou o primeiro resultado positivo no ano. Vale ressaltar que o índice de Condições Atuais da Economia Brasileira segue em trajetória de avanço desde maio, entretanto ainda habita terreno negativo, abaixo da linha dos 50 pontos. O Índice de Expectativas também avançou em relação a junho, alcançando os 59,1 pontos. Os índices de expectativa da economia brasileira e das empresas, que são os componentes do indicador, registraram avanço em terreno positivo.

Em agosto de 2023, a confiança da indústria avançou em 20 de 29 setores, em todos os portes de indústria (pequenas, médias e grandes empresas) e em todas as regiões do Brasil. Com o avanço, quatro setores da indústria migraram de um estado de falta de confiança para um estado de confiança. No mês de agosto, estão confiantes 23 de 29 setores industriais, todos os portes de indústria e, com a exceção da região Sul, todas as regiões do Brasil. É o melhor mês para a confiança da indústria desde outubro de 2022.

Indicadores Econômicos CNI

Acesse aqui: Sondagem Indústria da Construção

Acesse aqui: ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial (agosto/ 2023)

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio