O encontro foi liderado pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE)
O encontro foi liderado pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), que capitaneou mais de sessenta entidades, incluindo a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER) e Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) para discutir pautas relevantes em torno do setor elétrico.
Com o objetivo de propor que o ônus da COVID-19 não recaia apenas para as empresas e envolva, também, outros agentes do segmento, as entidades apresentaram ao ministro Bento Alburquerque, de Minas e Energia, e a diretoria da ANEEL, uma Carta Aberta em nome das grandes empresas consumidoras de energia elétrica para que o governo reavalie as formas de cobrança da conta energética das indústrias.
“A indústria representa importante parte dos grandes consumidores de energia e será altamente relevante na retomada da economia pós COVID-19. Por isso, não pode, neste momento, absorver esse grande custo sozinha”, afirma Manfredo Gouvêa Júnior, presidente do Conselho de Administração da ANFACER.
O documento, intitulado “Carta Aberta – Energia Para Sair da Crise”, ainda cita que o setor elétrico não pode ser blindado da pandemia e possuir tratamento de “isolamento econômico”. Ressalta também que os custos de política pública devem ser assumidos pelo Governo.
Para Luís Fernando Quilici, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ASPACER, “o impacto das medidas atualmente propostas pode chegar a um aumento de mais de 20% nas tarifas de energia, causando reflexos na inflação e consequências de grande prejuízo para a economia no longo prazo”.
Para finalizar, os representantes das associações reforçam que, nesse momento, os altos valores da energia podem comprometer a competitividade da indústria nacional, a manutenção de empregos e a recuperação econômica do país. Na quinta-feira, 23 de abril, dois encontros remotos foram realizados, um com toda a diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e outro com Rodrigo Limp, Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia.
Além do setor cerâmico, participaram das reuniões representantes dos segmentos de aço, química, plástico, vidro, têxtil, cerveja e automotivo. Da Indústria Cerâmica participaram Manfredo Gouvêa Júnior, presidente do Conselho de Administração da ANFACER; o vice-presidente Benjamim Ferreira Neto e o CEO da entidade, Maurício Borges, bem como Luís Fernando Quilici e Leonardo Sanchez, representando o presidente do Conselho Administrativo da ASPACER, Valmir Carnevali.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.