Entenda: dumping é a pratica de um produto a preço inferior ao praticado no mercado interno do país exportador com o objetivo de conquistar mercados ou dar vazão a excessos de produção.
Entenda: dumping é a pratica de um produto a preço inferior ao praticado no mercado interno do país exportador com o objetivo de conquistar mercados ou dar vazão a excessos de produção.
Em 10 de abril um grupo de oito produtores norte americanos de revestimentos cerâmicos – a chamada Coalização para Comércio Justo de Revestimentos Cerâmicos / Coalition for Fair Trade in Ceramic Tile – peticionou, junto ao governo americano, abertura de investigação antidumping e antisubsídios sobre revestimentos cerâmicos, de todas as tipologias, originários da China, inclusos os revestimentos originários da China que passam por beneficiamento em terceiro país antes de seguir para os Estados Unidos. Os peticionários afirmam haver margens de dumping que variam entre 178.22% e 428.58%.
A investigação ainda está no início e tem expectativa de término em maio de 2020, se todas as extensões de prazos legais forem utilizadas. Espera-se, porém, em 2019 uma determinação preliminar do Departamento de Comércio dos Estados Unidos a respeito da existência de dumping e subsídios nas exportações de revestimentos cerâmicos chineses para o país, quando poderá haver aplicação de direito antidumping provisório.
Somente em 2018 os Estados Unidos importaram 205 milhões de m² de placas cerâmicas, equivalente a 1 bilhão e 873 milhões de dólares americanos. O país está entre os três maiores importadores mundiais do produto. Seus principais fornecedores são: China em primeiro lugar, com 31% de participação, seguida de México (17%), Itália (16%), Espanha (14%) e finalmente Brasil com 7% de participação no volume total importado.
Vale destacar que embora a Itália esteja em terceiro lugar na participação de mercado por volume (m²) o país lidera o ranking quando a comparação é feita em milhões de dólares. Os produtos italianos tem o maior preço médio por metro quadrado - US$ 17,6/m² - e respondem por 31,2% do total importado pelos Estados Unidos na comparação em dólares.
Nessa comparação o Brasil cai para sexto lugar e representa 4% do mercado, uma queda considerável! E quais as consequências para a indústria brasileira caso haja aplicação de direito antidumping e antissubsídios sobre os produtos chineses destinados ao mercado americano? Haverá um incremento de competitividade relativo dos produtos nacionais à medida que os produtos chineses serão mais “caros” ao mercado americano.
Está claro que esse incremento não deriva da melhoria das condições competitivas brasileiras e sim de “encarecimento” das condições competitivas do chinês. Para se tornar competitiva em longo prazo no mercado americano a indústria brasileira deve continuar seu já longo trajeto de: adaptação de produtos para o “gosto” local, adequação de embalagens, incremento da qualidade, consistência de presença e fornecimento, atendimento ás normas locais e fortalecimento da imagem do produto brasileiro.
Alais Coluchi é Consultora de Relações Internacionais da ANFACER
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.