Setor cerâmico do Brasil pesquisa novas fontes energéticas na Espanha e Dinamarca

Iniciativa Anfacer + Sustentável

Compromisso com sustentabilidade e majorações do gás no Brasil motivam o setor a prospectar alternativas de energia para mover indústrias

A Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) realizou  missão empresarial Energias do Futuro, à Espanha e Dinamarca. “Promovemos encontros, visitas e interlocução de empresários do nosso setor com especialistas em soluções de vanguarda, visando encontrar caminhos de transição do cenário atual para um cenário mais sustentável, com adoção de fontes limpas e renováveis”, enfatiza Benjamin Ferreira Neto, presidente do Conselho de Administração da entidade.

A programação ocorreu de 27 de junho a 1de julho. Agenda incluiu visitas a polos de hidrogênio e unidade fabril que utilizam este combustível, conhecimento prático de cases de energia solar e reuniões com especialistas.

Ferreira Neto explica que a viagem empresarial se insere na Iniciativa Anfacer + Sustentável, cujo propósito é transformar o setor de revestimento cerâmico brasileiro. “Temos o compromisso público de colocar a sustentabilidade no coração da estratégia do negócio. Olhando para a alta dependência energética, o desafio dos acordos mundiais e a relevância da descarbonização, nossa entidade está engajada em desenhar mudanças energéticas”, afirma.

O dirigente ressalta que a transição atende às vertentes ambiental e econômica da sustentabilidade. “Além de migrarmos para uma economia sem carbono, cabe considerar que o gás natural representa hoje 30% dos custos de produção da indústria brasileira de revestimentos cerâmicos. A partir de 31 de julho, deverá haver reajuste de 19% do combustível nos contratos com as distribuidoras, de acordo com recente anúncio feito pela Petrobras, agravando o problema”, argumenta.

Ferreira Neto lembra que a opção pelo gás natural já havia representado grande ganho ambiental, pois a molécula é menos poluente do que outros combustíveis fósseis. “Mas, agora, vamos além, com a busca de fontes ainda mais limpas, com baixíssima emissão de gases de efeito estufa, renováveis e menos onerosas”.

Confira a programação e registro das visitas dia a dia:

DIA 01 - 27 DE JUNHO: www.anfacer.org.br/noticias/iniciativa-anfacer-sustentavel-missao-energias-do-futuro-dia-01

DIA 02 - 28 DE JUNHO: www.anfacer.org.br/noticias/missao-energias-do-futuro-dia-02-iniciativa-anfacer-sustentave

DIA 03 - 29 DE JUNHO: www.anfacer.org.br/noticias/iniciativa-anfacer-sustentavel-programacao-da-missao-energias-do-futuro-continua

DIA 04 - 30 DE JUNHO: www.anfacer.org.br/noticias/missao-energias-do-futuro-dia-04-iniciativa-anfacer-sustentavel

DIA 05 - 01 DE JULHO: www.anfacer.org.br/noticias/missao-energias-do-futuro-dia-05-iniciativa-anfacer-sustentavel

Últimas notícias

Projeto Setorial
Apoio