- Qual foi impacto na produção ao adotar o biogás como fonte de energia?
O maior impacto direto foi a diferença de poder calorífico. O Gás Natural Renovável apresenta um poder calorífico em média 8% inferior ao Gás Natural. Tivemos que ajustar os queimadores e curva de queima.
- Quais foram as vantagens?
Na verdade, a nossa grande preocupação foi com a responsabilidade ambiental, que é um de nossos principais valores. Fomos a primeira indústria do país a utilizar o Gás Natural Renovável (GNR) ou biogás canalizado nos processos produtivos. Com a adoção da medida, a empresa foi a pioneira a adotar essa medida sustentável no mercado de indústrias brasileiras, fortalecendo a empresa, que tem sede no Ceará e está presente em todo o Norte e Nordeste e em mais de 30 países. Não houve nenhuma vantagem financeira. O preço do GNR e do GN, corrigido a diferença do poder calorífico, é igual.
- Qual foi o investimento para a implementação do biogás?
Todo o investimento na Rede de distribuição foi realizado pela Cegás e Ecometano. Investimos a disponibilidade de sermos os “cobaias” nessa implementação. Tivemos que modificar alguns procedimentos internos, treinar uma equipe e se ajustar à instabilidade no fornecimento que aconteceu no início.
- Qual a relevância deste combustível para a economia e desenvolvimento da indústria cerâmica brasileira?
Cada vez mais, as Energias Renováveis ganharão espaço na Industria como um todo. As indústrias necessitam de energia para desenvolver suas atividades e o que tem-se observado no mundo inteiro é a corrida para encontrar substitutos energéticos que mantenham as indústrias em pleno funcionamento e que alimentem as perspectivas de expansão das mesmas, além da própria preocupação com o aumento ascendente dos preços do barril de petróleo (em Dólar) nos últimos anos.
- Quais são as expectativas a longo prazo ter adotado esse combustível no processo produtivo?
Nossa maior expectativa era de que conseguiríamos trabalhar com o GNR como um substituto bem próximo do GN. Depois de adequarmos nossos equipamentos e processos, conseguimos chegar numa estabilidade desejada. É provável que o GNR será mais viável que o GN quando ganhar escala, a longo prazo. Além disso, ao pensarmos em longo prazo, não podemos deixar de falar em Sustentabilidade, cujo principal objetivo é suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as futuras gerações.
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
Notícias relacionadas
August 14, 2025
Setor cerâmico se mobiliza e ganha destaque na defesa da indústria nacional
O setor de revestimentos cerâmicos vem ganhando destaque na imprensa nacional, com posicionamentos firmes e mobilizações crescentes em defesa da competitividade da indústria brasileira. Confira a matéria publicada hoje, 14/08, no jornal Valor Econômico.
August 13, 2025
Governo lança Plano Brasil Soberano para proteger exportadores e trabalhadores de sobretaxas dos EUA
Estratégia é composta por ações separadas em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial.
August 11, 2025
Boletim da Construção FIESP - edição agosto 2025
Confira o informativo mensal do Deconcic/FIESP com análises econômicas e dados sobre emprego, consumo, investimentos e outros indicadores da construção no Brasil e em São Paulo.
July 28, 2025
Setor se posiciona sobre impactos das tarifas norte-americanas na CNBC Brasil
Assista a entrevista do presidente do Conselho de Administração da Anfacer, Sergio Wuaden, no Jornal Real Times.
August 12, 2025
Anfacer conquista harmonização de certificados de produto com o Equador
Avanço para o setor cerâmico: certificados de produto do Brasil passam a ser reconhecidos no Equador.
July 31, 2025
Eventos e parcerias ampliam o alcance da Central do Assentador Cerâmico
Iniciativa valoriza e reforça o protagonismo dos profissionais da construção.
August 8, 2025
Indústria cerâmica enfatiza impactos do tarifaço, no jornal Valor Econômico.
Representantes de indústrias brasileiras comentam os impactos, não apenas no mercado brasileiro, mas também no americano.
August 7, 2025
Agenda Oficial em Washington
Anfacer lidera representantes do setor de revestimentos cerâmicos brasileiro em agenda oficial nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington, para articulação com
stakeholders estratégicos.
August 6, 2025
Tarifas nos EUA entram em vigor: Anfacer intensifica ações em defesa do setor
Entidade mobiliza esforços para garantir a competitividade da indústria. Já estão previstas nova reunião com o MDIC e agenda oficial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro.
August 6, 2025
Anfacer alerta sobre impactos das tarifas no mercado da construção norte-americano
Entidade aponta os impactos bilaterais e defende isenção para garantir equilíbrio no fornecimento e competitividade no setor.
This is some text inside of a div block.
Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.