Encontro, exclusivo para associados, apresentará soluções para impulsionar a eficiência energética e a produtividade no setor industrial.
Nos meses de agosto e setembro, a Anfacer, por meio de seu presidente executivo, Maurício Borges, participa de três Missões Empresariais Estratégicas com foco na ampliação de parcerias internacionais, promoção do setor cerâmico e defesa dos interesses do Brasil diante de barreiras comerciais nos EUA.
Fortalecimento das relações comerciais e ampliação de parcerias bilaterais
A Missão Empresarial Brasileira ao México tem como objetivo aprofundar os laços comerciais entre os dois países, promovendo novas oportunidades de negócios, cooperação e investimentos bilaterais.
A missão será liderada pelo Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, com organização da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o MDIC, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A programação inclui seminários técnicos setoriais, fórum empresarial, visitas técnicas e eventos de networking com empresas mexicanas interessadas em expandir suas parcerias com o Brasil.
Defesa comercial e participação em audiência pública no USTR
A missão empresarial à Washington, D.C., liderada pela CNI, reunirá federações estaduais, grandes empresas e associações setoriais brasileiras para uma agenda estratégica com autoridades e representantes do setor produtivo norte-americano.
A programação prevê encontros com escritórios especializado sem advocacia e relações governamentais, reuniões na Embaixada do Brasil,diálogos com a U.S. Chamber of Commerce e autoridades do governo dos EUA. O ponto alto será a participação em audiência pública do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), no âmbito da investigação da Seção 301.
A Anfacer atuará fortemente na defesa dos interesses do setor cerâmico nacional, com foco na exclusão dos códigos tarifários de revestimentos cerâmicos do escopo das tarifas americanas. A entidade também apresentará uma proposta de acordo bilateral de tarifa zero recíproca, destacando os impactos negativos das medidas sobre distribuidores e consumidores norte-americanos. Além de representantes da Anfacer, participarão da audiência executivos das empresas Eliane USA e Portobello America.
A missão contará com a participação de outras importantes entidades, como Abrinq (brinquedos), Abimaq (máquinas e equipamentos), Abit(têxtil), Abal (alumínio), Abiec (carnes), Abimci (madeira), Cecafé (café),ABFA (ferramentas), CentroRochas (rochas ornamentais) e CICB (couro). Também integram a comitiva as federações das indústrias de Goiás (Fieg) e Santa Catarina (Fiesc), além de empresas como Tupy, Embraer, Stefanini, Novelis e SiemensEnergy.
Promoção do ambiente de negócios brasileiro e atração de investimentos
A Missão Empresarial Brasileira ao Canadá, que acontecerá de 10 a 12 de setembro, tem como foco o fortalecimento das relações econômicas e comerciais entre os dois países, com a promoção de parcerias estratégicas e novos investimentos bilaterais.
A agenda inclui rodadas de negócios (B2B), visitas técnicas e eventos de networking com empresas canadenses interessadas no mercado brasileiro. Um dos destaques será o seminário “Doing Business in Brazil”, que apresentará o ambiente de negócios do Brasil a potenciais parceiros locais.
A missão é organizada pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC).